Itu, Salto e Indaiatuba registraram novos casos diários de covid de 29 de maio a 5 de junho; Indaiatuba teve mais 1 morte nesta sexta-feira; Veja a atualização da pandemia em toda a região
Todas as cidades da região de cobertura da Revista Regional registraram novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, como vem ocorrendo diariamente desde o início de junho, revelando a curva ascendente da pandemia em todo o país. Em Indaiatuba, houve mais 1 morte, somando agora 28. A paciente tinha 86 anos, sem histórico de doenças crônicas, e faleceu na quinta-feira (04) numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento), segundo informações da Secretaria de Saúde de Indaiatuba.
Em uma semana, de 29 de maio a 05 de junho, Itu, Salto e Indaiatuba tiveram um aumento de aproximadamente 35% no número de casos positivos do novo coronavírus. Na sexta-feira passada, dia 29 de maio, Itu tinha 166 casos, agora são 224 (aumento de 35%); Indaiatuba, 260, agora tem 358 (38%); e Salto, 52 e nesta sexta, 69 (34% a mais). Foram, ao todo, 173 novos registros na região.
ATUALIZAÇÃO DIÁRIA
Nesta sexta-feira, em Indaiatuba foram acrescentadas 43 notificações, 9 casos positivos e 74 descartados. Com isso, a cidade soma 1.877 notificações; 358 confirmados de covid-19, sendo que 28 morreram; 303 são considerados curados ou em tratamento domiciliar e 27 continuam internados. Ainda há 4 mortes em investigação e outros 150 casos suspeitos aguardando resultado. Atualmente há 24 internados em leito clínico e 18 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Em Itu, os dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam para 224 casos confirmados, 805 descartados (exames negativos) e 17 testados que ainda aguardam resultados (destes, 12 internados em leito clínico e 3 em UTI). Até o momento, 164 casos de cura foram comunicados. A cidade registrou 21 óbitos por coronavírus.
Salto possui 69 registros de covid, sendo que 1 pessoa morreu, 41 se recuperaram, 9 seguem internados (4 em UTI) e 18 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 17 casos que aguardam resultados. Destes suspeitos já testados, 14 estão em isolamento domiciliar e 3 em internação clínica.
ITU TRAÇAS METAS PÓS-PANDEMIA
Com a proposta de unir esforços e traçar estratégias para enfrentar o pós-pandemia de covid-19, o prefeito de Itu Guilherme Gazzola, secretários e diretores municipais se reuniram nesta semana com representantes de sindicatos e de escritórios de contabilidade. Durante os encontros, as autoridades municipais ressaltaram a necessidade de obter dados relativos às empresas e estabelecimentos atendidos tanto pelos sindicatos quanto pelos escritórios de contabilidade, para que juntos possam identificar a melhor maneira de superar a crise e elaborar planos de ação de retomada dos postos de trabalho e aquecimento da economia.
Guilherme ressaltou que os participantes das reuniões precisam colaborar com o poder público a identificar os maiores bolsões de necessidade e, assim, contribuir para que seja criado um plano que prepare Itu para o pós-pandemia. Foram citadas as ações vigentes nos últimos meses, com caráter emergencial como distribuição de milhares de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social, disponibilização pelo Banco do Povo de aproximadamente R$ 570 mil a micro e pequenos empresários de Itu para o enfrentamento aos impactos financeiros devido ao desaquecimento do mercado nesse período.
O secretário municipal do Emprego, Olavo Volpato, destacou que todos os esforços estão centrados para que a pasta que está à frente seja um órgão para abrigar o cidadão desempregado.
O prefeito informou ainda que todas as ferramentas disponíveis para aplicação de recursos e fortalecimento da economia local estão sendo consideradas e avaliadas criteriosamente, sendo que a escolha das mesmas se dará com base nas necessidades apresentadas durante essas reuniões que devem ocorrer com periodicidade a ser definida entre os envolvidos.
Foto: BIRF