Pesquisar

>

Post: Comércio reabre; Pandemia ainda avança na região

Comércio reabre; Pandemia ainda avança na região

Mais mortes e mais infectados pelo novo coronavírus em toda a região neste 1º dia de junho

No primeiro dia de retomada do comércio na região, as cidades de Itu, Indaiatuba e Salto registraram mais casos de covid-19 e 4 mortes; Em Indaiatuba, Prefeitura iniciou rastreamento de casos entre pessoas que tiveram contato com infectados pelo coronavírus

 

A primeira fase de flexibilização da quarentena, com a reabertura de alguns setores de comércio e serviços, começou nesta segunda-feira, 1º de junho, com movimento intenso nas ruas das cidades da região. A taxa de isolamento social, que é monitorada diariamente pelo governo do Estado, deve ser divulgada só nesta terça-feira.

 

Em Salto, por exemplo, houve aglomeração e filas enormes na calçada de uma loja da região central. O motivo, segundo alguns clientes, seria a necessidade de pagamento de carnê, evitando a cobrança de juros. A Prefeitura de Salto foi questionada a respeito da fiscalização do descumprimento das medidas sanitárias neste caso, mas não nos retornou. A diretoria da loja também não respondeu às chamadas da revista.

 

A reabertura do comércio, embora de forma gradual, aconteceu em meio ao avanço da pandemia em todo o país, inclusive na região. De sexta-feira, 29 de maio, até esta segunda, 1º de junho, foram registradas mais 3 mortes em Itu e 1 em Indaiatuba por covid-19. Além disso, novos casos confirmados foram acrescentados à estatística da pandemia.

 

Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde informou que são 172 casos confirmados, 435 descartados (exames negativos) e 28 aguardando resultados (destes, 10 internados e 6 em UTI). Até o momento, 91 casos de cura foram comunicados. Os óbitos registrados no fim de semana foram de 1 mulher de 88 anos, com doenças pré-existentes, e de 2 homens, um de 65 anos e outro de 33 anos, ambos com comorbidades. Itu possui 21 mortes por covid.

 

INDAIATUBA FAZ RASTREAMENTO

 

Indaiatuba também registrou mais 1 óbito no domingo, 31 de maio. O paciente tinha 70 anos e estava internado no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) desde o dia 28 de maio; ele faleceu no dia 30; tinha diabetes e hipertensão; informou o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade.

 

Nesta segunda-feira, foram acrescentadas 517 notificações, 6 casos positivos e 446 descartados. Sendo assim, Indaiatuba tem 1.573 notificações; 276 confirmados, sendo que 25 morreram; 228 estão curados ou em recuperação domiciliar e 23 confirmados estão internados. Ainda há 9 mortes em investigação e outros 100 casos suspeitos aguardando resultado. Atualmente há 26 internados em leito clínico e 13 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

A Prefeitura de Indaiatuba informou nesta segunda que iniciou em 19 de maio, através da Secretaria de Saúde, a busca ativa por casos positivos com testes rápidos, sorologia IgG ou PCR-RT em pessoas que tiveram contato com pacientes com a covid-19 e a linha de frente como profissionais de saúde, segurança e social. O objetivo dessa ação, segundo o governo, é ampliar a visão epidemiológica de Indaiatuba e mapear os casos positivos para nortear ações de saúde e prevenção. Desde então, o Departamento de Vigilância epidemiológica contabilizou 505 testes, ampliando assim as notificações de covid-19 de Indaiatuba.

 

A equipe de rastreio da Secretaria de Saúde recebe as fichas de todos os pacientes positivos e inicia os contatos em um trabalho em conjunto com as unidades de saúde. O exame PCR-RT é indicado para todos os profissionais de linha de frente da saúde, segurança e social com sintomas gripais e para todas as pessoas com sintomas gripais que fazem parte do grupo de risco ou possuem comorbidades, avaliadas pelo médico. A sorologia IgG é feita para todas as pessoas que tiveram contato com casos positivos, seja intradomiciliar ou em âmbito de trabalho, após uma semana do caso positivo principal. O teste rápido e feito com a indicação médica para os casos de pacientes com sintomas gripais, após 14 dias do início dos sintomas. A previsão, conforme informou a Prefeitura, é de que sejam feitos de 80 a 100 exames por dia.

 

Em Salto, o novo boletim desta segunda-feira aponta para 53 casos confirmados de covid-19; sendo que 41 evoluíram para cura e 6 casos seguem internados (sendo 3 em UTI); 5 em isolamento domiciliar e 1 morte. A cidade tem 17 casos que aguardam resultados. Destes, 10 suspeitos estão em isolamento domiciliar, 7 em internação clínica (sendo 1 em UTI).

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?