Atualização da pandemia na região aponta para 197 casos de covid em Indaiatuba e 119 em Itu, que registrou mais 1 morte; Em Salto, prefeito faz apelo por conta da grande movimentação nos mercados da cidade
Em reunião virtual na quinta-feira (21), o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, fez um apelo aos representantes das principais redes supermercadistas da cidade, para reforçar medidas que evitem aglomeração de famílias nos supermercados, em razão da pandemia de covid-19.
Participaram da reunião virtual os representantes dos supermercados Sonda, Pague Menos, Tenda Atacado, São Vicente, Supermercado Paulistão, Dia % e São Roque. A reunião foi no sentido de promover adequações e medidas para diminuir as aglomerações e cuidados de higiene com os colaboradores e clientes. “Muitas pessoas têm reclamado da grande quantidade de aglomerações nos supermercados, este que é um serviço essencial em pleno funcionamento durante esta quarentena. A nossa ideia é contribuir para uma colaboração na adoção de medidas de redução de circulação de pessoas nestes espaços; se possível sendo um adulto por família para realização das compras”, disse o prefeito.
Geraldo ouviu as solicitações e ideias dos supermercadistas. Os representantes puderam compartilhar suas experiências e medidas já adotadas pelas redes, como a higienização dos carrinhos, disponibilização de álcool em gel, horário diferenciado para pessoas idosas, e orientações para ida ao mercado em horários de menor movimento.
No boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta sexta (22), Salto tem oficialmente 41 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que 23 se recuperaram e 3 seguem internados (1 em UTI), além de 15 em isolamento domiciliar. Como nem todos os infectados são testados, já que muitos são assintomáticos, há subnotificações de casos em todas as cidades brasileiras, o que pode apontar para um número maior também em Salto. Atualmente, há 9 testados que aguardam resultados, sendo que 5 destes estão em internação clínica e 1 em UTI.
Nesta sexta-feira (22), Itu registrou mais 1 morte por covid-19. Trata-se de um paciente de 90 anos. Questionada, a Prefeitura informou que ele não era atendido pela clínica de idosos que foi interditada pela Vigilância no início do mês na cidade, porém não informou à Revista Regional sobre o estado de saúde dos demais internos que foram infectados no local. Esta foi a 15ª morte por covid em Itu. De acordo com o novo boletim epidemiológico, a cidade possui 119 casos confirmados, além de 21 à espera de resultados (10 internados em leito normal e 4 em UTI). Até o momento, 72 casos de cura foram comunicados.
Indaiatuba está com 197 casos confirmados de covid. Vieram a óbito por consequência da doença 16 pessoas e outras 9 estão internadas. São consideradas curadas 172 pessoas. A cidade possui até esta data, 15 pacientes com síndrome respiratória em UTI e 11 em internação clínica.
Foto: BIRF