Foram registrados 18 pacientes infectados, 5 funcionários e 6 mortes; A clínica de idosos foi interditada pela Prefeitura na semana passada e o Ministério Público investiga o caso
Na quarta-feira, 13, Itu registrou mais uma morte de idoso que era paciente da clínica de longa permanência interditada pela Prefeitura na semana passada, como noticiado pela Revista Regional.
Questionada pela revista, a Secretaria Municipal de Saúde de Itu informou que os números relativos à clínica, até esta quinta-feira, dia 14, são: 18 pacientes confirmados em teste para o novo coronavírus, 5 funcionários também infectados e 6 óbitos por covid-19.
Logo após a segunda morte, em 03 de maio, a Prefeitura fez uma vistoria no local, seguida de intervenção. A Secretaria de Saúde exigiu ainda que todas as famílias de pessoas assistidas pela clínica particular fossem comunicadas sobre os casos de coronavírus no local, bem como que fosse realizada a testagem de covid-19 de todos os funcionários e demais internados.
O governo ituano informou que todas as clínicas de longa permanência do município, inclusive esta, já haviam sido visitadas pela Vigilância no início da pandemia, quando foram informadas a respeito dos protocolos de higiene necessários para prevenção e combate ao novo coronavírus. No entanto, a covid-19 é uma doença de alta e rápida transmissibilidade, podendo ser passada inclusive por indivíduos assintomáticos.
O Ministério Público de Itu, conforme noticiado pelo portal G1 da Globo, acompanha as medidas de controle e prevenção à covid-19 na cidade e vai analisar também os registros no lar para idosos.
foto: AdobeStock