>

Post: Indaiatuba e Itu registram mais mortes por covid-19; Casos na região disparam no início de maio

Indaiatuba e Itu registram mais mortes por covid-19; Casos na região disparam no início de maio

Mais mortes e novos infectados foram registrados na região

Foram 2 óbitos em Indaiatuba e 1 em Itu; casos confirmados oficialmente continuam disparados em Indaiatuba, chegando a 87; em Itu, 45 testaram positivamente para o novo coronavírus

 

A Prefeitura de Indaiatuba confirmou nesta segunda-feira (11) mais 2 mortes por covid-19, elevando para 11 o total de óbitos na cidade, com mais 3 sob suspeita.

 

Os dois pacientes, ambos do sexo masculino, estavam internados no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Um, com 74 anos, estava internado desde o dia 6 de maio e apresentava comorbidades, como diabetes, hipertensão e doença cardíaca; o outro paciente, com 73 anos, era cardíaco e estava internado desde o dia 25 de abril, passou para a ala covid-19 no dia 9 de maio. Ambos faleceram no domingo (10).

 

O número de infectados em Indaiatuba continua avançando. Desde a primeira semana de maio, a cidade tem registrado casos de covid-19 diariamente. Em 30 de abril, eram 57 casos, 30 a menos do que o registrado nesta segunda-feira, dia 11 de maio, que são 87 confirmados oficialmente.

 

Coincidentemente, esse volume maior de casos foi registrado cerca de duas semanas após a reabertura do comércio na cidade pelo prefeito Nilson Gaspar, contrariando as normas do governo do Estado. O comércio funcionou por dois dias e teve aglomerações em alguns bares da avenida Presidente Kennedy, numa das noites de funcionamento. Um médico de Indaiatuba ouvido pela Revista Regional acredita numa relação entre a flexibilização dos dias 17 e 18 de abril e esses novos casos. “Não dá para ignorar que esse pico se deu no tempo exato de 15 dias, 5 a 7 dias é a média de incubação do vírus e 7 a 10 dias, média dos sintomas mais característicos da doença. É um dado que não se pode ignorar”, destacou o profissional, que preferiu não ser identificado por trabalhar na área de saúde pública da cidade.

 

O médico fez um alerta ainda sobre a possibilidade de novos casos serem registrados daqui a 14 dias, por conta do excesso de movimento do Dia das Mães. Além dos mercados lotados, muitos estabelecimentos comerciais driblaram a proibição e abriram ao público. Houve registro de movimento fora do normal nas ruas de todas as cidades da região. Em Indaiatuba, alguns comércios, inclusive concessionárias de carros, estavam abertos também nesta segunda-feira. A Prefeitura foi questionada sobre a possibilidade dos novos casos de covid-19 estarem relacionados à reabertura do comércio em abril e sobre a fiscalização das lojas abertas, mas não nos retornou até a conclusão desta matéria.

 

Indaiatuba até esta segunda-feira registrava ainda 51 casos suspeitos aguardando resultado de exames, com 12 em internação clínica e 10 em UTI. Dos infectados, 65 estão recuperados.

 

Itu também registrou 1 morte por covid-19 no final de semana. Trata-se de um homem de 73 anos que possuía histórico de doenças crônicas. A cidade teve aumento de casos positivos nos últimos dias, agora são 45 e 28 suspeitos aguardam resultados (destes, 10 estão em internação clínica e 4 em UTI). Itu ainda aguarda os laudos de 4 óbitos que estão sob suspeita de covid-19. A cidade soma 7 mortes até o momento.

 

Em Salto, a Vigilância Epidemiológica informou que o município registrou até esta segunda-feira, 102 notificações de suspeitos de covid-19, há 15 casos confirmados oficialmente, sendo que 13 evoluíram para cura, 1 está em isolamento domiciliar e 1 caso está na UTI; 80 casos foram descartados (exames com resultado negativo) e há 7 testados ainda aguardando resultados (destes, 2 em internação clínica, 1 em UTI, 1 em isolamento domiciliar). Não houve mortes em Salto.

 

Importante ressaltar que uma pandemia é registrada através de dados estatísticos, de números, mas cada número representa uma vida. A Revista Regional não tem acesso aos nomes, profissões, nem à história de cada vítima da covid-19 na região, já que as Prefeituras não divulgam detalhes dos infectados por conta do sigilo médico de cada paciente.

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?