Mesmo com avanço da doença na cidade, que tem hoje maior número de casos da região, Prefeitura flexibilizou a quarentena e reabriu comércio e cultos religiosos
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou no início da tarde deste sábado (18) a segunda morte por decorrência da covid-19 no município.
A vítima era mulher, tinha 52 anos, sem quadro de doenças crônicas pré-existentes e não há registro de viagens, segundo o boletim divulgado.
A morte aconteceu na manhã de sábado. A paciente estava internada desde o dia 29 de março recebendo suporte de ventilação mecânica da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). A confirmação da infecção por covid-19 foi feita via teste rápido, porém o Departamento de Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado de exame PCR-RT do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
A assessoria de imprensa do governo de Indaiatuba afirmou, em nota enviada à Revista Regional, que a “administração municipal lamenta por mais um óbito e presta condolências aos familiares e amigos, destacando a importância das medidas de prevenção como o distanciamento social, a higienização constante das mãos e ambientes e o uso de máscaras caseiras ao sair para atividades essenciais, visando a diminuição da transmissão da covid-19.”
Indaiatuba é a cidade da região de cobertura da Revista Regional que possui maior número de casos confirmados da doença. Até este sábado são 30 infectados pelo novo coronavírus, sendo que 2 vieram a óbito. Ainda há 3 mortes em investigação e outros 100 casos suspeitos aguardando resultado.
Mesmo com o avanço da covid-19 na cidade, o prefeito Nilson Gaspar decidiu na quinta-feira reabrir o comércio e autorizar cultos religiosos no município, contrariando recomendação da Organização Mundial de Saúde e da equipe técnica de Saúde do governo do Estado. Na sexta-feira, conforme noticiou a Revista Regional, em primeira mão, o Estado notificou a Prefeitura por descumprir o decreto estadual da quarentena, que segue até 10 de maio. O governo municipal informou que a questão em análise pela Secretaria de Assuntos Jurídicos.
NÚMEROS DA REGIÃO
Conforme boletins divulgados pelas Prefeituras na noite de sexta-feira, Salto registrou 1 caso na semana, elevando para 5 confirmados até o momento, porém todos recuperados; já Itu confirmou a primeira morte pela covid-19, e tem 5 positivos para o novo coronavírus.
Nas redes sociais foram compartilhadas informações de que Salto teria zerado o número de casos, pois teria 5 confirmados e todos recuperados, mas essa interpretação, segundo especialistas ouvidos pela Revista Regional, leva a uma ideia falsa sobre a pandemia, uma vez que a cidade possui, oficialmente, 28 pacientes aguardando resultados de testes e tem tido notificações de suspeitos quase diariamente. Tanto o governo do Estado quanto o Ministério da Saúde alertam ainda para as subnotificações de casos, o que impede qualquer interpretação de “casos zerados” numa cidade em que o vírus já circula. Até o momento não há vacina ou medicamento liberado pela OMS para a doença.
foto: BIRF