Dos 14 casos confirmados em Indaiatuba, 8 estão curados; em Salto, são 4 casos, sendo 2 destes também curados
Depois de 14 casos registrados em menos de duas semanas, Indaiatuba confirmou que há 8 curados entre eles. São pacientes que permaneceram em isolamento domiciliar e tiveram os exames liberados pelo laboratório já no final da quarentena, sendo divulgados somente agora. Salto também tem, entre seus 4 casos positivos, 2 pacientes curados da covid-19.
Na região, o maior número de casos positivos para o novo coronavírus continua sendo em Indaiatuba, com 14 infectados. Diferentemente de Itu e Salto, Indaiatuba já está utilizando o teste rápido para diagnóstico da covid-19 em alguns pacientes internados. Os testes foram adquiridos pelo Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) e segue alguns critérios para serem aplicados. Os pacientes precisam estar internados e apresentar sintomas de covid-19 por, no mínimo, 5 dias. Só após esse período é possível saber a resposta imunológica do paciente ao vírus.
A Prefeitura de Indaiatuba informou à Revista Regional que também fez a compra de um lote de testes rápidos, mas que ainda aguarda a liberação do fornecedor, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Itu confirmou nesta segunda-feira, à Regional, que já adquiriu testes rápidos que serão aplicados conforme orientações do Ministério da Saúde, porém não informou a data prevista.
NÚMEROS DA REGIÃO
O boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 13, revela que Indaiatuba tem 14 casos positivos confirmados através de exames laboratoriais e testes rápidos. Há 121 pessoas aguardando resultados dos exames (destes, 7 suspeitos em internação clínica e 10 em UTI). Também foram registrados mais 2 óbitos suspeitos por infecção do novo coronavírus, sendo um homem de 42 anos que estava internado no Hospital Haoc e outra mulher de 50 anos em rede particular de Campinas. O material foi coletado e enviado para análise no Instituto Adolfo Lutz. A cidade tem 6 mortes suspeitas e outras 6 descartadas.
Em Salto, o Departamento de Vigilância Epidemiológica registrou oficialmente até esta segunda, dia 13, 4 casos confirmados de covid-19, sendo que 2 evoluíram para a cura e outros 2 seguem internados. Há 34 casos descartados (exames com resultado negativo) e 44 que aguardam resultados (destes, 6 suspeitos em internação clínica e 3 em UTI). A cidade ainda investiga 3 mortes suspeitas de covid-19.
Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade conta oficialmente com 4 casos confirmados da doença, 33 descartados (exames com resultado negativo), 45 à espera de resultados (destes, 3 em internação clínica e 2 em UTI), além de 5 óbitos por suspeita de coronavírus aguardando resultado de exame. Há ainda a informação de que 4 óbitos que estavam como suspeitos foram descartados para covid-19.
Os números oficiais podem ser diferentes da realidade, como informou o próprio Ministério da Saúde, uma vez que o Instituto Adolfo Lutz não tem divulgado os testes com agilidade. Até o final de semana, cerca de 20 mil exames estavam atrasados em todo o Estado de São Paulo, à espera de resultado, o que pode elevar o número oficial de casos de covid-19 no Estado e também na região. Há ainda casos de pacientes suspeitos e não internados, atendidos em unidades de saúde, que não foram testados e não constam na lista de algumas cidades.
foto: AdobeStock