Antiga Santa Casa terá parte de suas instalações utilizadas para abrigar um Hospital de Campanha para enfrentar a pandemia de Covid-19; veja os números da região, com Salto registrando o 1º caso da doença
Dentre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus em Itu, o prefeito Guilherme Gazzola determinou o início da reforma de parte das instalações da antiga Santa Casa, atual Hospital São Camilo, para abrigar um Hospital de Campanha, a exemplo do que está sendo feito pelas principais cidades do mundo.
A requisição do espaço foi efetuada por decreto de autoria do chefe do Executivo ituano no último dia 27. A medida resultará na disponibilização de 30 leitos para assistir pacientes exclusivamente relacionados à Covid-19.
As obras, que estão sendo realizadas por mais de 20 trabalhadores em ritmo acelerado, tiveram início nesta semana e deverão ser concluídas na próxima quinta-feira (09). A Prefeitura de Itu prevê que, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de limpeza, manutenção e demais funções, cerca de 50 pessoas atuarão somente nesta unidade.
“O Hospital de Campanha é de extrema importância para reforçar todos os cuidados que o município vem desenvolvendo no combate à pandemia. Não estamos medindo esforços para aprimorar cada vez mais a nossa estrutura para enfrentar essa situação, porém a melhor medida ainda é o isolamento social e os cuidados redobrados com a higiene pessoal”, comenta a secretária de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
NÚMEROS DA REGIÃO
Até esta sexta-feira, Itu registrou 2 casos confirmados de Covid-19, porém tem 56 pacientes suspeitos à espera dos resultados dos exames laboratoriais, além de 7 mortes investigadas.
Na quinta-feira, o governo estadual informou que irá agilizar os resultados dos testes atrasados no Instituto Adolfo Lutz, laboratório do Estado responsável pelos exames do novo coronavírus. Indaiatuba teve, nesta sexta-feira, acesso a 2 desses resultados, os quais descartaram a suspeita de 2 dos 7 óbitos investigados na cidade. Até o momento, Indaiatuba tem 2 casos confirmados e 108 aguardando resultado dos testes.
Salto registrou o primeiro paciente que testou positivo para o novo coronavírus. Trata-se de uma mulher, 38 anos, que trabalha em um hospital em São Paulo. Embora não tenha retornado ainda a Salto após o diagnóstico, o caso entra para o município devido ao seu endereço de residência ser na cidade, de acordo com informações da Prefeitura. Outras 55 pessoas doentes aguardam resultado dos exames laboratoriais, 12 internadas e 7 em UTI; a cidade também investiga 2 mortes suspeitas.
Na quarta-feira, o Ministério da Saúde alertou para a possibilidade de o número divulgado no Brasil ser “menor” que o real, em razão dos testes que ainda não tiveram os resultados divulgados pelos laboratórios, o que reforça o pedido do ministro Luiz Henrique Mandetta e da Organização Mundial da Saúde para manter o distanciamento social, evitar sair de casa e continuar com todas as medidas de higiene já divulgadas. Os médicos e as principais autoridades técnicas em Saúde do país também alertam para o pico de casos nas próximas semanas.
Foto: Beto Silvestre/Prefeitura de Itu