Entre mais de 640 municípios, Salto foi considerada uma das quatro cidades com mais ações culturais de todo o Estado
A Prefeitura de Salto, através da Secretaria da Cultura, recebeu do Governo do Estado de São Paulo o título de Capital da Cultura na última quarta-feira, 29, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Dentre os 645 municípios, Salto foi considerada, ao lado de São José dos Campos, Mongaguá e Ilha Solteira, a cidade com mais ações culturais de todo o Estado. O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Cultura teve notoriedade graças à qualidade de suas ações culturais, ao incentivo a políticas públicas, a quantidade expressiva de eventos culturais promovidos na cidade e a conservação de seus equipamentos culturais.
Na cerimônia da entrega do prêmio, o município foi representado pelo prefeito Geraldo Garcia, juntamente com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, acompanhado de integrantes da equipe da Secretaria da Cultura. De acordo com a assessoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes, também receberam o troféu os prefeitos de São José dos Campos, Mongaguá e Ilha Solteira, cidades selecionadas para a Virada SP, que apresentaram projetos que contemplam qualidade, diversidade, inclusão e relevância para a cultura de seus municípios nas chamadas públicas do Programa Juntos pela Cultura e que foram selecionados para receber o investimento do Governo do Estado na realização do evento. Anunciado em setembro de 2019, o Juntos pela Cultura é o programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado que destina, por meio de chamadas públicas, R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras em cinco iniciativas culturais, entre elas, a Virada SP.
A honraria foi entregue pelo governador de São Paulo João Dória e pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Sérgio de Sá Leitão. “Eu estou muito contente e extremamente satisfeito porque esta premiação é um merecido reconhecimento por todo trabalho impecável e de qualidade oferecido na área cultural da nossa cidade”, ressaltou Garcia. Para a Secretaria da Cultura, é a coroação de todo um trabalho, um esforço conjunto que vem de encontro a atual política cultural do município: “Estamos muito felizes com a conquista. O reconhecimento de Salto como Capital da Cultura fortalece nossa história relevante com a arte, nossa talentosa classe artística e também nosso turismo cultural. Esse título histórico é reflexo de um trabalho comprometido e dedicado de toda a equipe da Secretaria da Cultura de Salto”, destaca o secretário Bergamo.
foto: AI/Pref. Salto