Chefs renomados dão dicas de como preparar pratos inusitados utilizando ingredientes que combinam com as altas temperaturas do verão brasileiro
As Ceias de Natal e Ano Novo geralmente trazem elementos e ingredientes tradicionais, mas também podem variar bastante de acordo com a cultura de cada família. Não é difícil encontrar pratos diferentes em cada um dos Estados brasileiros, e são muito comuns as adaptações ao clima e ingredientes típicos locais.
Segundo o personal-chef Bruno Garin, muito da nossa culinária é herdado de países como Portugal e Itália. “Brasileiros mesmo são os ingredientes utilizados pela culinária típica do Norte e Nordeste, com peixes de água doce e frutas como o cajá e o cupuaçu, ainda pouco apreciados no Sudeste”, diz.
Quando o assunto é a Ceia, existem pratos e ingredientes que nunca saem de moda e podem ser recriados em novas receitas. Bruno garante que no verão são comercializados pêssegos, figos e uvas porque suas safras ocorrem nesta época do ano. “Essas frutas são muito saborosas e podem ser usadas para molhos em carnes vermelhas. Também podemos substituir alguns ingredientes: castanha-do-Pará no lugar das nozes, ou carne de tambaqui assado ao molho de tucupi no lugar do tradicional Peru”.
Frutos do mar, carnes de cordeiro e de pato também são deliciosos e combinam com molhos feitos a base de frutas cítricas como maracujá, laranja ou abacaxi. Há diversos ingredientes considerados refrescantes, como as ervas frescas e alguns tipos de flores comestíveis. Frutas vermelhas como a cereja, framboesa e morango harmonizam bem com hortelã e podem ser servidas acompanhadas de tortas e cremes.
Apesar de não termos o hábito no Brasil de preparar as ceias utilizando ingredientes bem típicos do país, servir frutas como a pitanga e o caju certamente causará uma ótima surpresa nos convidados. “Sopas frias de entrada para almoços e jantares também são pouco comuns por aqui mas combinam bem com o clima quente desta época do ano”, sugere Bruno.
Carla Pernambuco é chef e mantém um famoso blog onde divulga algumas de suas receitas. Ela é conhecida no meio gastronômico pela culinária fusion e por dar cara nova a pratos tradicionais de países da América Latina e de diferentes Estados brasileiros. “Sempre procuro mesclar os ingredientes mais tradicionais da época aos sabores de diversas culturas gastronômicas, incluindo o Brasil, claro. Temperos e especiarias são ótimos para isso, pois possuem sabores marcantes de algumas regiões, como a páprica, açafrão, tomilho, coentro, entre tantos outros. Gosto muito de utilizar frutas nos preparos. É bom variar, introduzindo outras como a laranja kinkan, a manga ou o tamarindo”, revela a especialista, autora de pratos como o pudim preparado com fruta do conde, ideal para o verão e para o clima natalino.
De acordo com Bruno Garin, algumas de suas receitas também podem servir de inspiração na hora de compor uma ceia bem tropical: Tabule de quinua com camarão ao molho de maracujá, Moqueca de frutos do mar na moranga com farofa de dendê e arroz de caju e Mousse de cupuaçu com calda de framboesa como uma das opções para sobremesa.
As Ceias são sempre bem recebidas pelos familiares e amigos, e quanto mais inusitados os ingredientes, mais interessantes serão as festas. Geralmente o espírito de Natal é mantido pela decoração. “Quando preparo os pratos, costumo seguir critérios como a cultura da família e o gosto pessoal de cada um para criar uma Ceia que seja gostosa para todos. A utilização ou substituição dos ingredientes pode variar de acordo com essas observações”, conclui o chef.
fotos: Divulgação/Tadeu Brunelli e Tríade Fotografia
CONFIRA NA GALERIA ABAIXO FOTOS DE PRATOS PREPARADOS PELOS DOIS CHEFS.