De piscinas naturais a observação de golfinhos, há inúmeros passeios para curtir na terra de Cristiano Ronaldo
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Localizado a 90 minutos de voo saindo de Lisboa, este pequeno arquipélago reúne atrações para todas as idades. Por isso, é o lugar perfeito para passar dias em família. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.
Uma das atrações da região são os passeios de barco, que garantem a possibilidade de ver majestosos golfinhos. Eles nadam livremente pelas águas que cercam a Ilha da Madeira, e é possível vê-los brincando graciosamente no mar. Uma experiência única tanto para adultos quanto para crianças!
Para quem prefere um mar mais tranquilo, a Madeira possui piscinas naturais, formadas por rochas vulcânicas, onde a água do mar entra naturalmente. As mais famosas são as de Porto Moniz e Seixal, onde há estrutura completa para receber os banhistas. É uma maneira de estar próximo à natureza, em um lugar diferente, mas muito seguro para os jovens nadadores.
Jardim Monte Palace
A Ilha da Madeira também reserva aos seus visitantes um oásis da natureza: o Jardim Monte Palace. O lugar possui muita vegetação, um charmoso lago e até um museu com exposições de arte. Mas a melhor parte é que para chegar até lá é necessário tomar um teleférico, curtindo um passeio emocionante e uma vista inesquecível. Para voltar, os carros de cesto, um meio de transporte típico da ilha, são uma opção que garante muita adrenalina.
Para quem gosta de futebol e é fã do craque Cristiano Ronaldo, saiba que ele nasceu na Madeira. Por lá existe o Museu CR7, que exibe vários prêmios do jogador, camisas, chuteiras, bolas, estátuas de cera e até um painel interativo com sua carreira desde o começo, quando defendia o clube madeirense Andorinha. Há também diversos hologramas interativos.
Outro ponto turístico imperdível na Madeira são as Grutas de São Vicente. Impossível não aguçar a criatividade dos turistas em um percurso subterrâneo de um quilômetro, formado há quase 900 mil anos por uma erupção vulcânica. O caminho termina no Centro de Vulcanismo, que explica de forma pedagógica e lúdica como o arquipélago da Madeira foi formado.
fotos: Arquivo pessoal e AdobeStock