Academia Saltense de Letras definiu os eventos que fazem parte da Semana, de 25 a 29 de março
A Academia Saltense de Letras realizará, de 25 a 29 de março, sempre às 19h30, a terceira edição da Semana Cultural Ettore Liberalesso. Com o tema “À luz da História”, o evento pretende valorizar os registros do passado, os historiadores saltenses e o patrimônio cultural de Salto. A programação, gratuita e aberta ao público em geral, inclui palestras, debate, exposição, feira de livros e apresentações artísticas.
Criada em 2017 para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso, a Semana Ettore deste ano tem a colaboração da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura, e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Confira abaixo a programação completa.
– 25/03 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto (Praça Paula Souza, 30, Salto)
Sessão Solene de Abertura; apresentação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari; inauguração do stand itinerante para venda de livros a preços promocionais.
– 26/03 às 19h30, no Auditório Brasital do Ceunsp (Praça Antônio Vieira Tavares, 73, Salto)
Palestra “A contribuição da Literatura para o estudo da História”, pelo jornalista e escritor Laurentino Gomes, seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura. Laurentino é autor da celebrada trilogia “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil e “1889”, sobre a Proclamação da República.
– 27/03 às 19h30, no Auditório Brasital do Ceunsp (Praça Antônio Vieira Tavares, 73, Salto)
Painel “O futuro de Salto à luz da história – o que fomos e o que seremos”. Entrevista ao vivo com o prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o empresário Weber Dalla Vacchia (Lojas Cem) e os professores do Ceunsp Estevam Vanale Otero (Arquiteto e Urbanista, Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela USP) e Renata Segalla (Arquiteta e Urbanista, Geógrafa, Mestre em Engenharia Urbana pela Ufscar). A mediação será da jornalista Mirna Bicalho.
– 28/03 às 19h30, na Sala Giuseppe Verdi (Rua José Galvão, 104, Salto)
Palestra “A História de Salto nos escritos do passado”, pela pesquisadora e documentarista Anicleide Zequini (Mestre em História pela Unicamp e Doutora em Arqueologia Histórica pela USP); abertura de exposição temporária em homenagem aos historiadores saltenses já falecidos: Adriano Randi, Ettore Liberalesso, João Mateus Bombana, José Dias da Silva, Luiz Castellari e Valderez Antonio Bergamo Silva; premiação do 1º Concurso de Contos da ASLe; performance com a participação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.
– 29/03 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto (Praça Paula Souza, 30, Salto)
Encerramento Solene da Semana; palestra “A presença negra na história de Salto” pela cineasta, produtora cultural e professora Lilian Solá Santiago (Mestre em Integração da América Latina pela USP); Posse Acadêmica do advogado e cronista Bernardo Jerônimo de Campos na cadeira nº 30 (patrono Jorge Amado); apresentação do Coral Vozes Afro, sob regência do maestro Marcos de Oliveira.
Crédito: Arquivo