Falar sobre pele é entender como conservar o maior órgão do corpo humano, que representa 15% de nossa composição. A pele recebe diariamente os raios UV, poluição e nos ajuda na regulação da temperatura corporal. Agora que compreendemos que a importância da pele vai além dos fatores estéticos, que tal aprendermos a cuidar melhor dela? Para lhe ajudar, o Consulta do Bem elaborou para a Revista Regional um guia definitivo para cuidar da pele do jeito certo.
– Utilize filtro solar
Proteger-se sol é uma das práticas mais importantes para cuidar da pele. Visto que os raios solares podem causar problemas diversos, como câncer de pele, queimaduras, envelhecimento precoce, acne e queratose.
– Evite fumar
Os componentes do cigarro contribuem diretamente para o envelhecimento da pele e aparecimento de rugas, sem mencionar outros problemas, como a destruição do colágeno da pele por conta da fumaça, flacidez na pele do rosto, etc. A única solução para esses problemas é parar de fumar.
– Escolha os produtos certos
É comum ver as pessoas reclamando de algum creme que ou deixou a pele oleosa e cheia de acne ou muita seca. Isso é causado, principalmente, pela desatenção na hora de adquirir um produto. Por isso, sempre compre um creme ou gel que seja adequado para seu tipo de pele. Ainda é importante ressaltar que se você precisar de um tratamento para melhorar um problema mais sério de pele, procure um dermatologista.
– Beba muita água
Bebendo água você se mantém hidratado e permite que a água exerça suas muitas funções. Por exemplo, ela é responsável pelos diversos processos que produzem uma camada protetora rica em ácidos graxos que mantém a saúde da pele.
– Mantenha uma dieta balanceada
Abuse de alimentos com vitamina C, como a laranja, acerola e limão, por exemplo, pois ela auxilia na produção natural de colágeno. Ingira probióticos, encontrados em iogurtes e leites fermentados, que ajudam a prevenir a acne. Invista no betacaroteno, presente em alimentos de aspecto alaranjado, como cenoura, mamão e abóbora, para contribuir para cicatrizações rápidas e redução de inflamações que podem resultar no aparecimento de espinhas. E, finalmente, aposte no licopeno para ação antioxidante, ele existe em alimentos avermelhados, como o tomate.
No outono e inverno
Passar protetor solar sempre que possível, hidratar a pele e tomar bastante água, são algumas das medidas que todo mundo sabe que deve tomar no verão. Na temporada de outono e inverno, apesar do sol mais ameno, se engana quem pensa que não devemos tomar tanto ou mais cuidados com a pele do que no verão. Veja abaixo algumas dicas para você evitar problemas em decorrência do clima mais seco, frio e tipicamente de baixa umidade do ar.
– Evite banhos muito quentes
Evite banhos quentes e demorados, pois a água em temperaturas muito altas retira a oleosidade da pele, contribuindo para seu ressecamento e com aquele aspecto esbranquiçado.
– Utilize menos sabão
Diminuir o uso de buchas e ensaboar-se menos também evita o ressecamento excessivo da pele, uma vez que eles também removem o óleo hidratante natural do corpo, que protege a cútis das ações do tempo, como o frio.
– Passe hidratante
Em contrapartida, logo após o banho deve-se passar hidratante, de preferência ainda no banheiro, com o vapor do banho, para facilitar penetração do creme na pele. Dê prioridade para áreas mais ásperas e grossas do corpo. E utilize produtos específicos para o rosto, sobretudo se sua pele for muito oleosa e com acne.
– Cuidado com os lábios
Também é bastante comum ocorrer o ressecamento dos lábios em épocas do ano mais rigorosas. Abuse dos hidratantes labiais ou de umectantes para evitar rachaduras.
– Evite lugares fechados
Durante o frio, a maioria das pessoas permanece por maior tempo em ambientes fechados, com pouca circulação de ar, o que também favorece uma maior exposição da pele a vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de alergias e do ressecamento.
– Use bacias de água
Como já dissemos, a pouca umidade do ar é um dos principais causadores do ressecamento da pele. Por isso, nestas épocas do ano, é válido deixar uma bacia com água em pontos estratégicos da casa para manter o ambiente mais úmido.
Agora que você já sabe como cuidar da sua pele lembre-se sempre que a consulta a um especialista é requisito fundamental para que os procedimentos sejam eficientes e seguros.
Foto: AdobeStock