A mostra, trazida para a cidade por meio do Consulado Peruano, conta com imagens do caminho Inca Qhapaq Ñan e também da culinária típica local
A partir do dia 23 de novembro toda população está convidada a prestigiar gratuitamente as exposições fotográficas “Machu Picchu: A cidade perdida dos Incas” e “Delícias Culinárias do Peru”, ambas no Espaço Ituano de Turismo e Cultura, na Praça Padre Miguel, (Matriz), 118, Centro. As mostras, trazidas para a cidade por meio do Consulado Peruano, contam com imagens do caminho Inca Qhapaq Ñan e também da culinária típica local.
Composta por 80 fotos, a exposição elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo Inca. As imagens são de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru. A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. Ocaminho principal envolve diversos países em mais de 5 mil quilômetros de extensão. Em termos de patrimônio arqueológico é, sem dúvida, o maior monumento que se conhece no continente americano, compartilhado por cinco países andinos. Nessa rota hoje vivem comunidades de agricultores, pastores, mineiros e pescadores.
Já a mostra “Delícias Culinárias do Peru” tem como objetivo ampliar o conhecimento dos visitantes sobre a rica gastronomia peruana. As fotos trazem 20 imagens de pratos tradicionais do país, como ceviche, polvo à oliva, rocoto recheado, lombo salteado, cabrito do norte entre outros.
A exposição pode ser visitada até o dia 20 de fevereiro de 2019, todos os dias da semana, das 8h às 17h.
crédito: Divulgação