Com curadoria de Ricardo Resende, exposição reúne trabalhos de artistas renomados como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Tunga, Mestre Didi e muitos mais
Uma coleção que reúne cerca de 50 trabalhos entre pinturas, esculturas, relevos e instalações de autoria de diferentes gerações de artistas que vão do barroco ao contemporâneo. Um panorama abrangente da arte brasileira, com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. É dessa forma que a Fundação Marcos Amaro inaugura a exposição permanente “O tridimensional na coleção Marcos Amaro: frente, fundo, em cima, embaixo, lados, volume, forma e cor”, em sua sede, na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu.
Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra traz um recorte do acervo do colecionador, artista e empresário Marcos Amaro. “A exposição apresenta um acervo em construção que tem interesse no ato escultórico, da categoria artística voltada para o tridimensional. Desde um Aleijadinho, com uma escultura entalhada na madeira de Nossa Senhora das Dores, dramática e que revoluciona a Arte Barroca, a Nuno Ramos, com sua ‘coluna de cal’ erguida no espaço da exposição, em que fala da materialidade e urgência das coisas que tomam forma e se transformam em objeto pulsantes, equilibrados, entre a transitoriedade e permanência da matéria”, detalha Resende.
A exposição marca a inauguração da Sala Almeida Júnior, espaço expositivo da FAMA que homenageia o artista plástico ituano do século XIX, José Ferraz de Almeida Júnior, e que também está presente na coleção com a obra “Descanso da modelo”.
A mostra se expande para além dos limites das paredes do espaço físico e toma os jardins do prédio histórico onde está localizada. Esculturas monumentais dos artistas Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José Resende, José Spaniol, Mário Cravo, Mestre Didi, Sérgio Romagnolo e do próprio Marcos Amaro preenchem os espaços externos e poderão ser vistos pelo público.
A Fundação em Itu
A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos, que tem como objetivos incentivar a criação artística contemporânea, investigar criticamente e documentar os caminhos da arte, e, ainda, possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro. Esse acervo conta hoje com cerca de mil obras e vem sendo construída ao longo dos últimos dez anos. Sua primeira aquisição foi uma obra de Cândido Portinari e, de lá para cá, o colecionador tem investido em obras dos mais importantes artistas, com foco maior nos brasileiros. São pinturas, esculturas e fotografias que, juntas, compõem um acervo potente e expressivo da arte brasileira. A Fundação foi criada em 2012, em Itu, com objetivo de fomentar a descentralização da arte. A iniciativa é abrigada em uma área de 20 mil metros quadrados, onde no século XIX funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região. Hoje, funcionando a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), o complexo abraça não apenas o espaço expositivo que possibilitará ao público o acesso ao acervo da Fundação, mas que também abriga ateliês, ocupações e residências artísticas promovidas por meio de editais.
MAIS: A exposição é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h com entrada gratuita. A Fundação Marcos Amaro fica na antiga tecelagem São Pedro, na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu.