Em entrevista com Helena de Mendonça, diretora da agência Flow, que atua na área do turismo de luxo nacional e internacional há mais de dez anos, descobrimos os novos caminhos e tendências para 2018. Pelo fato de trabalhar com duas pontas fundamentais deste mercado: o consumidor final e os players do turismo e hotelaria, Helena divide conosco suas impressões num giro de 360 graus deste mercado em ebulição.
“Dos gourmets aos esportistas, dos aventureiros aos honeymooners, dos superativos aos que só querem relaxar, existe sempre uma constante nos dias de hoje: a busca por atividades que saem do comum”, diz Mendonça que trabalha com celebridades, projetos gastronômicos, editoriais de moda e influenciadores no turismo, também operando em parceria com diversas agências de viagens, hotéis e cias aéreas no Brasil e exterior.
Uma viagem para Maldivas que era apenas um sonho ontem vira realidade e até lugar comum com a abertura dos canais de informação e comunicação tão acessíveis. E isso, já vem acontecendo a tempos tendendo se intensificar cada vez mais.
Outra realidade é a abertura de novas rotas, cias aéreas, acesso a voos internos por aplicativos que tornou os preços de passagens e hospedagens mais baratas e fomentou esse mercado cada vez mais disposto a viajar.
“Por isso destinos como África do Sul e Portugal cresceram em média 13% e são tendências para 2018. A tendência se dá por um conjunto de fatores como preços, divulgações do turismo e então influenciadores acabam por explorar essas oportunidades e pessoas que não sabiam tanto sobre um destino, hotel e atividades ficam interessados”, explica Helena.
No entanto, o aumento da competitividade e oferta traz consigo mais um grande desafio: “o roteiro perfeito”. As pessoas querem algo fora do comum, especialmente as que consomem hotéis mais caros. Além de uma experiência especial, da busca por lugares diferenciados, o conforto de se sentir seguro e conseguir manter sua rotina alimentar ou de exercícios, além de uma crescente busca por “desconectar-se”.
Hoje os hotéis e agências de viagem tem que se reinventar para atender às demandas de viajantes cada vez mais informados e exigentes. Hotéis por sua vez têm que se superar na oferta de serviços de qualidade e leque de atividades. Algumas agências no ramo de turismo hoje buscam inclusive se segmentar atendendo mais o publico LGBT, gourmets, famílias ou casais.
Por exemplo, em safaris ou mesmo em vinícolas, os hóspedes querem mais conforto e entender melhor como funciona a rotina da viagem. Propriedades vêm surpreendendo com suas facilidades mesmo estando em lugares completamente isolados como é o caso do Mhondoro, um lodge que possui uma villa com piscina, chef 24 horas, sauna e academia de ginástica, algo raríssimo em hospedagem para safaris. Da mesma forma o Delaire Graff, considerada a joia das vinícolas e o Leeu States, que ganhou o prêmio de melhor hotel da região, conseguem se manter nessas posições por superarem as expectativas. Esse hotéis contam com diversas opções gastronômicas dentro da propriedade com cozinhas e estilos diferentes, spa, coleção de arte, privacidade extrema e até serviços como transfer de helicóptero que levam o luxo a um novo patamar.
Já falando de agências de viagem temos as que proporcionam o luxo nos destinos mais exóticos ou roteiros extremamente atraentes focados em atividades específicas como o de esportistas do tênis que Concierge criou. Esse roteiro leva apaixonados pelo esporte a diversos destinos com o privilégio de estar com seu ídolo e referência no esporte por uma semana. São clínicas de tênis com Eduardo e Alexandre Oncins para aprender as últimas tendências do esporte. Uma verdadeira experiência de férias para jovens e familiares.
Já no quesito gastronomia temos visto muitas tendências como rotas de bike por vinícolas como a Vinitur que vem de encontro ao cliente brasileiro que ama vinhos, mas que quer manter a boa forma e desfrutar de paisagens únicas. Isso ainda com o diferencial de ter o maior conforto de vans que acompanham o circuito e levam a bike em pontos onde o roteiro pede e você ainda pode escolher o modelo entre bicicleta elétrica, mountain bike ou retrô.
Durante as viagens, o cliente também por ter experiências únicas como tours privados, motoristas bilíngues e que até façam o papel de um guia. Experiências com veículos de luxo que ofereçam wi-fi, helicópteros e barcos são uma tendência. Ter pessoas no comando dos tours, capazes de se adaptar e ter flexibilidade e autonomia na mudança de rota, busca de informações, indicações e reservas para o cliente durante a viagem são diferenciais que conquistam o público mais exigente e disposto a investir mais em uma viagem para ter tal conforto. Especialmente empresários que investem no segmento de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exihibitions) para isso uma empresa vem se destacando pela qualidade dos serviços e diferenciais para o público brasileiro B2B a Club Africae by Kobo.
Um último exemplo na área de hotelaria é a da rede de hotéis Constance. Essa rede inovou em Seychelles quando construiu um campo de golfe com oito buracos, preservando a natureza e fazendo quase que um milagre para uma área tão pequena na lha de Praslin. Por isso, Constance Lemúria, o único hotel de todas as ilhas a oferecer esse tipo de atividade, virou uma referência de ousadia e atrai inúmeros europeus que buscam combinar a experiência de seu esporte favorito e praias paradisíacas. O hotel também engaja hóspedes com a preservação das tartarugas marinhas, outra atividade em alta e apesar de luxuoso tem uma decoração com objetos de arte locais e de artistas da África que dão ar aconchegante com autenticidade ao local.
Hoje o turista não busca simplesmente viajar, comenta Helena, ele busca uma experiência de vida, algo para guardar na memória. A “autenticidade” e o “luxo acessível” são, em última análise, termos que definem de forma geral todos esses movimentos do turismo atual.
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