Não ignore o sono quando ele chegar, afinal ele é o grande responsável pela recomposição de nossas energias
Você acordou cedo, trabalhou o dia inteiro, chegou em casa, arrumou um monte de coisas e lá pelas tantas bateu o maior sono. Mas ainda tem muito o que fazer, então ignora o desejo incontrolável que seus cílios sentem de ficar juntinhos e continua tocando sua vida. Só mais um pouquinho, só por mais uma noite.
Então, depois de alguns dias, percebe que aquela única noite sem dormir o suficiente virou uma semana inteira e a necessidade de descansar foi ficando acumulada. Mas pra você tudo bem, não é? Afinal, que mal tem em dormir pouco?
Pois saiba que faz mal, sim, não dormir direito. Você pode, por exemplo, ter sua capacidade de alerta diminuída, ficar sonolento durante o dia e contribuir, por exemplo, para acidentes – seja no trabalho, em casa ou no trânsito –, além de ter seu rendimento comprometido, no emprego e nos estudos. Noites mal dormidas também podem provocar hipertensão arterial e facilitar o surgimento de arritmias cardíacas.
Isso acontece porque, segundo o neurologista da Unimed – Carlos Boer, o sono é o grande responsável pela recomposição de nossas energias. O médico explica, ainda, que a quantidade de horas para a reposição de energia varia de pessoa para pessoa. “Os mais jovens normalmente necessitam de mais tempo de descanso, em média oito horas. Já os mais velhos normalmente sentem-se renovados com cinco ou seis horas por noite. Se considerarmos a vida média da nossa população, que é de 70 anos, podemos dizer que passamos 23 anos de nossas vidas dormindo”, conta.
Além disso, o profissional ressalta que a fase chamada de Rapid Eye Moviment (REM), que acontece entre quatro e seis vezes durante oito horas de sono, é a que produz várias substâncias neurotransmissoras e hormônios considerados vitais para o bom funcionamento de nosso organismo. “É por isso que quem tem um sono regular leva uma vida mais saudável, com energia e disposição para realizar suas atividades’, diz.
Portanto, nada de ficar acordado até altas horas sem necessidade, hein? Respeite seu organismo e… tenha uma boa noite!
Dicas
– ao chegar em casa, desligue-se dos problemas do trabalho;
– evite praticar atividades físicas tarde da noite;
– procure não se alimentar tanto à noite e prefira alimentos fáceis de digerir;
– reduza a luminosidade dos ambientes após as 20h, e, ao se recolher, deixe seu quarto escuro, em silêncio e com temperatura agradável;
– escolha roupas de dormir que sejam confortáveis a você;
– procure estabelecer uma rotina para se deitar e também para a hora de acordar.
foto: Microfoto