Atividade é gratuita e reúne especialistas para discutir práticas participativas de preservação do Patrimônio Cultural em encontros online e presenciais entre maio e junho

Entre os dias 16 de maio e 03 de junho de 2026, o Museu Republicano de Itu, uma das sedes do Museu Paulista da USP, realizará o Curso de Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária “Educação Patrimonial e Participação social”, voltado a educadores, pesquisadores e pessoas interessadas nas relações entre patrimônio cultural, memória e participação social. A atividade é gratuita.
Com formato híbrido, o curso contará com dois encontros online e dois presenciais. As aulas presenciais ocorrerão nos dias 16 e 30 de maio das 10h às 16h, com intervalo para almoço entre 12h e 14h, sempre no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu. Já os encontros online acontecerão nos dias 20 de maio e 03 de junho, das 19h às 21h, pela plataforma Google Meet. A atividade é coordenada por Francisco de Carvalho Dias de Andrade, supervisor do Museu Republicano de Itu.
A proposta do curso parte das abordagens contemporâneas da educação patrimonial, que compreendem o patrimônio cultural como resultado de processos coletivos e participativos de construção de sentidos. Nesse contexto, as atividades buscam discutir como diferentes grupos sociais podem atuar como protagonistas na definição, preservação e interpretação de suas referências culturais.
Ao longo do programa, especialistas convidados abordarão temas como inventários participativos, patrimônio imaterial, participação social nos processos de patrimonialização e práticas educativas vinculadas a acervos culturais. Além das discussões conceituais, o curso também prevê atividades práticas, incluindo uma dinâmica de construção coletiva com os participantes.
Entre os docentes e pesquisadores convidados estão Simone Scifoni, Sônia Regina Rampim Florêncio, Marcos Monteiro Rabelo, Marycléa Carmona Maués Neves, Gabrielle Cifelli, Luís Roberto da Rocha de Francisco e Aline Antunes Zanatta, profissionais com atuação em pesquisa, ensino e gestão do patrimônio cultural.
Com 60 vagas disponíveis, o curso é gratuito e não exige pré-requisitos. As inscrições serão realizadas online, pelo Sistema Apolo da USP, entre 16 de abril e 12 de maio de 2026, e a seleção ocorrerá por ordem de inscrição.
Inscrições:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=330400092&cod_edicao=26001&numseqofeedi=1
SERVIÇO
Curso de extensão: Educação Patrimonial e Participação social
Datas e horários:
16 de maio de 2026 — 10h às 16h (presencial)
20 de maio de 2026 — 19h às 21h (online)
30 de maio de 2026 — 10h às 16h (presencial)
3 de junho de 2026 — 19h às 21h (online)
Local das aulas presenciais: Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu
Rua Barão de Itaim, 140, Centro – Itu (SP)
Vagas: 60
Inscrições gratuitas: 16/04 a 12/05
Link: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=330400092&cod_edicao=26001&numseqofeedi=1
Informações: (11) 4023-0240 – menu 3 | edu.mrci@usp.br
Museu Republicano Convenção de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico – Estância Turística de Itu
Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 10h às 17 horas
Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 140, Centro Histórico – Estância Turística de Itu
Funcionamento: Aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h
Mais informações: https://museurepublicano.usp.br/




