Seja pela música, pelos ritos ou pelo simbolismo das imagens sacras, a celebração da Semana Santa é um testemunho da riqueza religiosa e cultural ituana

A Semana Santa em Itu é uma celebração que une fé, tradição e um rico patrimônio cultural, preservando ritos seculares que remontam aos séculos XVII e XVIII. A cidade, conhecida por sua história e identidade religiosa, mantém vivas essas manifestações através de procissões, cerimônias e uma música sacra única, composta por mestres como Elias Lobo, Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Tristão Mariano da Costa e Miguelzinho Dutra.
Além da música, que é um dos principais elementos culturais da Semana Santa ituana, destacam-se os Passos, estruturas montadas em residências históricas e igrejas para a Procissão do Senhor dos Passos, e o Santo Sudário, apresentado pela Verônica durante sua lamentação. Este último tem sua pintura atribuída ao renomado artista Almeida Júnior.
O historiador Luís Roberto de Francisco, autor de A Paixão Segundo Itu e regente do Coral Vozes de Itu, destaca a importância desses rituais para a identidade cultural da cidade: “Desde que existe Paróquia em Itu, realiza-se o Ofício da Paixão na Matriz. A Procissão do Enterro remonta ao final do século XVII e a Procissão de Passos, ao final do século XVIII. São tradições que fazem parte do nosso patrimônio imaterial”, afirma, lembrando ainda que a música desempenha um papel essencial nesses eventos: “a música sacra de Itu foi criada na cidade, não emprestamos de outros lugares. Isso reforça um sentimento de pertencimento e preservação cultural”, completa o historiador.

A programação deste ano contará com concertos, procissões e cerimônias litúrgicas que unem fé e arte, mantendo viva a tradição ituana. Confira os principais eventos que terão representação cultural, com a participação da Schola Cantorum de Itu:
- Sábado, 12 de abril, 19h30 – Igreja do Carmo
- Ofício de Trevas com os responsórios de Elias Álvares Lobo.
- Domingo, 13 de abril, 9h30 – Paróquia Senhor no Horto
- Missa de Ramos com músicas de Padre Jesuíno do Monte Carmelo e Tristão Mariano da Costa.
- Domingo, 13 de abril, 19h30 – Igreja do Carmo
- Procissão do Senhor dos Passos com os Motetes de José Mariano da Costa Lobo e canto da Verônica.
fotos: Renato Lima e Gisele Scaravelli