>

Post: ‘Turma do Gabi’ comemora 50 anos

‘Turma do Gabi’ comemora 50 anos

Moacir, criador da Turma do Gabi, com a primeira revistinha publicada

Criada pelo cartunista Moacir Torres, morador de Indaiatuba, a Turma do Gabi, há cinco décadas, diverte crianças e adultos de todo o país

Há exatos 50 anos, o cartunista Moacir Torres rabiscava os primeiros rascunhos do personagem Gabi e do seu cãozinho Fred. Naquela época, sem muitos recursos, os traços eram em papel de jornal. Anos se passaram e os riscos e cores ganharam vida. A Turma do Gabi fez sucesso, hoje soma mais de uma centena de outros personagens e conquistou crianças e adultos por todo o país.

Moacir, que vive em Indaiatuba, conta que tudo começou depois de um sonho com o Gabi: “Naquela noite, Deus me presenteou com uma imagem que faria crianças aprenderem e se divertirem”, relembra. “Os outros personagens foram surgindo normalmente, uns inspirados em alguém conhecido meu e outros criados para interagir com a turminha, que continuou crescendo”.

As histórias são baseadas em acontecimentos do dia a dia das crianças, usando uma pitada de humor e fantasia. Cada uma leva, em média, 15 dias para ficar pronta: “Uma história em quadrinhos de oito páginas demora um bom tempo, pois primeiro cria-se o roteiro, depois os desenhos e, por fim, a arte final e as cores. Uma revista de 32 páginas demora de 15 a 20 dias. Isso com quatro profissionais trabalhando nela”, explica.

As primeiras “Tirinhas em Quadrinhos” de Moacir foram publicadas no Jornal Diário de Bauru, em 1975, seguido por dezenas de outros jornais do Brasil. Já em 1976 era lançada na região do ABC, a primeira revistinha em quadrinhos da Turma do Gabi. Com o tempo, novos personagens foram sendo incluídos, como Serginho Bacana, Geninha, Lorenço, Malucats, Palhaço Piruquinha, Ciganinha Esmeralda, Bina, Tiãozin, entre outros.

O cartunista começou, então, a publicar ilustrações com a “Turma” no suplemento infantil “Diarinho”, do Jornal Diário do Grande ABC; nesse mesmo ano de 1984, começou a ilustrar o suplemento infantil “Diário Criança” do jornal Diário Popular de SP, Jornal de Piracicaba e “Jornalzinho” do jornal República de Itu, ficando por dez anos publicando as ilustrações da “Turma” no Diário Popular de SP.

Em 1994, a Editora Escala decidiu lançar a primeira revista de atividades, a “Gabimania”, com brincadeiras, desenhos para colorir e passatempos da Turma do Gabi. Posteriormente, foram lançadas as revistas “Atividades do Gabi”, Turma do Bacana, Rabisco Legal, As Maluquinhas, Turma do Lorenço, revista em quadrinhos da Turma do Gabi, entre outras. 

Durante esses 50 anos foram produzidos animações, dezenas de livros infantis, novas revistas em quadrinhos, além de vídeos no Youtube que mostram o trabalho de Moacir Torres na criação das historinhas (www.youtube.com/emtbrasil).

 

fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?