>

Post: Fama Museu celebra centenário da ‘viagem modernista’ de Cendrars

Fama Museu celebra centenário da ‘viagem modernista’ de Cendrars

Desenhos raros de Tarsila do Amaral expostos pela primeira vez no Fama em 2020

Museu ituano promove evento especial sobre centenário da chegada de Blaise Cendrars para a viagem modernista; Programação educativa será gratuita e terá Carlos Augusto Machado Calil como palestrante

 

No dia 30 de novembro, sábado, a Fábrica de Artes Marcos Amaro/Fama Museu, em Itu, abre suas portas para o público com uma programação especial em comemoração ao centenário da chegada de Blaise Cendrars ao Brasil. Idealizado por Marcos Amaro, presidente do museu e artista plástico, e Emerson Castilho, museólogo e coordenador do Programa Educativo Fama, o evento será gratuito e terá a palestra “Há 100 anos, o modernista Blaise Cendrars chegava ao Brasil”, ministrada pelo Dr. Carlos Augusto Machado Calil, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP e curador do IEB/USP.
 
Calil é especialista em Blaise Cendrars e abordará a efeméride do centenário da viagem de um grupo de artistas modernistas que, no ano de 1924, apresentaram o Brasil ao poeta franco-suíço. Durante essa jornada, eles estiveram em São Paulo, participaram do Carnaval carioca, e também estiveram na Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais.

 

A palestra de Machado Calil faz parte da primeira ação do Programa Educativo do Fama Museu vinculado à Exposição Olhar de Tarsila nas Cidades Históricas Mineiras Centenário da Viagem Modernista de Descobrimento do Brasil, que conta com a curadoria de Emerson Castilho. A previsão de abertura será no mês de dezembro.

 

A Coleção Marcos Amaro presente no Fama Museu contém cerca de 200 desenhos de Tarsila do Amaral, abrangendo várias décadas de sua produção. Um conjunto especial de desenhos, estudos e anotações que retratam a última etapa da viagem modernista pelas cidades históricas mineiras, será destaque nessa exposição de dezembro. A mostra contará com mais de 20 desenhos de Tarsila, abordando temas como festividades, liturgias, procissões, arquitetura e paisagens de Minas Gerais. A exposição criará um diálogo entre os desenhos de Tarsila retratando obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, uma obra original de Aleijadinho da Coleção Marcos Amaro e mais um retábulo do século XVIII do Barroco Mineiro.

 

Os desenhos e notas das viagens inspiraram a produção de Tarsila, cujas obras foram apresentadas ao público em sua exposição individual em Paris, em 1926, com um catálogo escrito por Blaise Cendrars. A chamada “Viagem de Redescobrimento do Brasil”, conforme concebida por Oswald de Andrade, foi fundamental para a formação da fase Pau-Brasil nas pinturas da artista.

 

MAIS:

Evento: Palestra com Carlos Augusto Machado Calil – Há 100 anos, o modernista Blaise Cendrars chegava ao Brasil”

Data: 30/11/2024 

Horário: 9h30 às 12h30

 

Entrada gratuita:

Inscrições através do formulário  https://bitily.me/shSdv ou pelo site  https://famamuseu.org.br/ ou pessoalmente no Fama Museu – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Alto, Itu
Instagram: @famamuseu
 

foto: Divulgação/Arquivo

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?