“Dona Rosinha”, de Kk Araujo e Marcelo Gomes, estrelado por Laura Cardoso e Bianca Rinaldi, é inspirado em história real e aborda o abandono de idosos no Brasil
Gravado em Salto no primeiro semestre deste ano, o filme “Dona Rosinha”, estrelado pelas renomadas atrizes Laura Cardoso e Bianca Rinaldi, traz à tona uma realidade dolorosa: o abandono de idosos no Brasil.
Baseado em histórias reais, o curta-metragem narra a vida de Rosa, conhecida por Rosinha, uma idosa deixada pela filha em um ponto de ônibus de uma pequena cidade do Interior, destacando um problema social que aflige milhares de famílias no país.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo, o filme será apresentado pela Secretaria da Cultura e tem estreia prevista para novembro. O edital foi escolhido em 2023, porém a pré produção e a gravação aconteceram no primeiro semestre deste ano, com três diárias realizadas em Salto, onde uma residência serviu de cenário.
Segundo a produção, um dos motivos para a escolha da cidade foi sua proximidade com Itu, onde a atriz Laura Cardoso, que tem 97 anos, mora, facilitando sua locomoção e garantindo seu conforto. O elenco também conta com Natallia Rodrigues, Sofia Fornazari e Rafaela Puopolo.
A ideia original do filme é de Marcelo Gomes, que se inspirou na história contada por sua avó para criar o roteiro em parceria com Kk Araujo. Além do filme, será exibido um documentário gravado em casas de repouso no Interior de São Paulo, revelando a realidade de muitos idosos abandonados por suas famílias.
Uma questão urgente
“Dona Rosinha” faz um retrato impactante de uma questão urgente: o abandono de idosos, que cresceu 855% em 2023, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Somente entre janeiro e maio deste ano, foram quase 20 mil denúncias de abandono, um aumento alarmante em comparação aos 2.092 casos registrados no mesmo período de 2022.
O curta também aborda outras violações contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física, refletindo o aumento expressivo desses números em todo o país. Com isso, a produção busca, não apenas sensibilizar o público, mas também fomentar o debate sobre a responsabilidade social e familiar com relação à terceira idade, ressaltando a importância do cuidado e do respeito aos idosos.
VEJA A GALERIA DE FOTOS
fotos: Lyvia Gamerc