Com investimento de R$ 1,5 milhão, verba arrecadada por meio dos ingressos sociais do Tomorrowland Brasil de 2023, a Fundação amplia iniciativas artísticas, oferecendo novas oportunidades de expressão criativa a jovens
A Tomorrowland Foundation, em colaboração com a Prefeitura de Itu e o Instituto Tecendo Infâncias, avança em seus projetos sociais no Brasil, buscando impactar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, verba levantada por meio da venda dos ingressos sociais da edição de 2023 do Tomorrowland Brasil, a Tomorrowland Foundation apoia duas iniciativas em Itu, a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados).
O apoio à EMIA deu-se por meio da doação de equipamentos e instrumentos musicais, em 2023, o que tem contribuído desde então para a melhoria da qualidade do ensino musical a crianças e adolescentes. Já a intervenção no CEU tem como objetivo trazer ao Brasil o conceito da Tomorrowland Foundation Music and Arts School, iniciativa que já conta com outras duas unidades, uma no Nepal e outra na Índia. Agora, depois de um ano de planejamento e preparação, foi inaugurada na quinta-feira, 10 de outubro, a unidade brasileira da Escola de Música e Artes da Fundação Tomorrowland.
Fortalecendo as artes e a educação
Para viabilizar essa iniciativa, a Tomorrowland Foundation, o Instituto Tecendo Infâncias e a Prefeitura de Itu uniram-se para promover obras de intervenção na área do CEU, especificamente no edifício principal, no playground e na quadra de esportes. Ao melhorar a infraestrutura e promover a renovação do espaço, buscou-se garantir um ambiente seguro, lúdico e acolhedor.
Segundo a fundação, além da revitalização dos ambientes, foi montado um plano anual de atividades e contratados professores e orientadores para executá-lo. Com o novo programa de aulas e com a readequação dos espaços, espera-se aumentar de 900 para 4 mil crianças por ano, sendo atendidas em atividades de música, dança e artes visuais, incentivando o seu desenvolvimento criativo e social.
Conexão entre Festival e Ação Social
A quarta edição do Tomorrowland Brasil ocorrerá entre os dias 11 e 13 de outubro de 2024, em Itu. Parte do sucesso do festival se reflete diretamente nos projetos sociais da Tomorrowland Foundation, já que uma porcentagem da venda de ingressos, especialmente da modalidade entrada social, é revertida para iniciativas como o projeto em Itu.
Como contribuir
A Tomorrowland Foundation é financiada por doações voluntárias dos visitantes do Tomorrowland Brasil, pela venda das entradas sociais e por uma contribuição anual da WeAreOneWorld, organização por trás do festival. Para quem deseja fazer a diferença, é possível contribuir diretamente através do site oficial da fundação, além de participar do festival optando pela entrada social. Cada contribuição, pequena ou grande, ajuda a transformar vidas.
Tomorrowland Foundation pelo mundo
Essas ações impactam positivamente a vida de milhares de crianças em diferentes partes do mundo. A fundação já havia desenvolvido projetos no Nepal e na Índia, proporcionando a mais de 300 crianças no Nepal e inúmeras meninas em Kolkata, Índia, o acesso a uma educação artística de qualidade. Com aulas de música, dança e teatro, essas crianças têm a chance de desenvolver habilidades criativas e confiança pessoal.
Na África, a fundação se uniu à Join for Joy para levar música e artes a crianças em áreas rurais da África Oriental. A parceria visa capacitar professores e distribuir kits de música e arte em 30 escolas, impactando mais de 34.500 crianças no Quênia, Zâmbia, Malawi e Uganda.
Em colaboração com a organização Mobile School, a Tomorrowland Foundation ajuda crianças de rua a descobrir seus talentos por meio de 70 escolas móveis espalhadas por 37 países. Este ano, foi lançado o kit Live, Love, Unite, que usa vídeos interativos de DJs renomados como NERVO, Armin van Buuren e Lost Frequencies para transmitir importantes lições de vida e empoderamento.
A primeira Tomorrowland Foundation Music & Arts School abriu suas portas em Sekha, uma pequena vila nepalesa no coração dos Himalaias, em 2018. Nela, professores oferecem às crianças aulas de música, dança, arte e teatro. Graças ao seu apoio, mais de 300 alunos podem participar dos cursos, tendo a oportunidade de se expressar criativamente. A Escola de Música e Artes em Sekha é 100% financiada por doações dos frequentadores do festival Tomorrowland e foi oficialmente inaugurada pelo mundialmente renomado DJ e produtor, Lost Frequencies. Música, dança e artes são elementos essenciais da cultura nepalesa e desempenham um papel importante na vida cotidiana.
fotos: Divulgação/Tomorrowland