A história inspiradora da empresária Beth Navarro Ricomini, florista que é referência na região
As flores alegram, embelezam e encantam. São elementos decorativos que fazem toda a diferença em festas de casamento, aniversários, bodas, ou seja, em momentos marcantes da nossa vida. Consciente disso, em 1974, Beth Navarro Ricomini decidiu dedicar-se ao seu amor pelas flores fundando a Flox Floricultura, a primeira da cidade de Salto, que celebra em agosto seu 50º aniversário.
Beth tem uma história inspiradora que começou com seu pai, João Navarro Filho, que dedicou sua vida ao cultivo de flores e tomates. “Através da convivência com meu pai e o trabalho dele, fui descobrindo minha paixão pelas flores. Acho que ele foi o verdadeiro fundador da floricultura, não eu”, relata, reconhecendo a influência decisiva do pai em sua jornada.
Quando a Flox Floricultura abriu suas portas, em 03 de agosto de 1974, na rua Barros Júnior, era uma loja modesta que funcionava numa garagem. Beth conta que enfrentou muitos desafios, pois sem a facilidade da internet ou os cursos de floricultura disponíveis atualmente, ela aprendeu observando e experimentando, contando com a generosidade de uma floricultura de Campinas, que permitiu que ela observasse a confecção de buquês e coroas de flores. “Eu tinha paixão pelas flores, mas nenhuma experiência. Meu primeiro buquê de noiva foi um desafio enorme, demorei horas para confeccionar”, conta.
Ao longo dos anos, a Flox cresceu e se estabeleceu como referência na região. Em 1985, a loja mudou-se para a Rua 9 de Julho, onde permanece até hoje. O cuidado e o amor com que Beth e sua equipe tratam cada flor e cada cliente são evidentes em todos os aspectos da Flox Floricultura. Ao longo desses 50 anos, a Flox não só floresceu como um negócio, mas também trazendo beleza e alegria para a vida das pessoas.
Beth lembra com carinho das muitas histórias de vida que se entrelaçaram com a trajetória da floricultura: “Às vezes fazemos a decoração de um casamento, um tempo depois o aniversário de um ano da primeira filha, depois o aniversário de 15 anos, algum tempo depois o casamento dessa filha, e assim por diante. Então, nesses 50 anos a Flox não apenas forneceu flores, mas também fez parte de momentos inesquecíveis na vida de muitas famílias”, observa.
A empresária atribui o sucesso da Flox a fatores como a qualidade das flores, a dedicação da sua equipe, muito unida e comprometida em oferecer atendimento e serviço de qualidade, mas, acima de tudo, ao amor pelo que faz. “Sou muito feliz ornamentando ambientes onde sonhos são realizados, sou muito feliz quando faço outras pessoas felizes através do meu trabalho”, comemora a florista.
texto: Darlene Ribeiro
foto: Carol Rivieri