Pesquisar

>

Post: A cerâmica como ferramenta de autoconhecimento

A cerâmica como ferramenta de autoconhecimento

Gisela é ceramista e proprietária do Sarau Atelier-Escola

No Sarau Atelier-Escola, as aulas de cerâmica servem como hobby, terapia ou ferramenta de autoconhecimento

Encarada de forma profissional ou como hobby, cada vez mais pessoas participam de aulas de cerâmica de forma livre. A prática já é recomendada até por terapeutas para cuidados com a saúde mental.

A artista e ceramista Gisela Pedroso ministra aulas, em seu Sarau Atelier-Escola, em Itu, visando ensinar o caminho para começar a produzir peças de cerâmica, o que pode ser um passatempo, uma terapia ou uma ferramenta de autoconhecimento.

Ela mostra uma forma de acabar com o estresse do dia a dia, aprendendo a lidar com as adversidades da vida. “Sempre digo para meus alunos que a cerâmica é o paralelo com a vida, pois trabalhamos com os quatro elementos da natureza. O barro representa a terra; a água precisa estar em equilíbrio para formar as peças; através do ar, eliminamos a raiva e os sentimentos escondidos; e o fogo é a queima que revela a peça final, concretizando a intenção e o cuidado ao executar sua obra”, aponta. Assim os alunos aprendem a lidar com a imperfeição e adquirir paciência no processo da cerâmica.

Gisela com algumas peças produzidas por ela e à venda no ateliê

Cerâmica é uma atividade que pode ser praticada individualmente ou em grupo, promovendo a socialização e a integração. “Eu quero desenvolver a potência e a criatividade de cada um, mostrar ao mundo o que cada pessoa é realmente por dentro”, explica. Gisela conta que algumas pessoas chegam tímidas ao Sarau, mas logo após algumas aulas se apropriam da arte e se transformam.

Os alunos de cerâmica têm a possibilidade de escolher entre aulas técnicas e prática livre. As aulas técnicas são parte do curso regular com uma programação de técnicas diversas a cada mês. Já na turma de prática livre, a pessoa leva uma ideia de peça e, com orientação, pode concretizar esse desejo.

A partir do mês de agosto, o Sarau contará com aulas regulares de cerâmica para crianças a partir de dois anos, com uma dupla de professoras para dar toda atenção aos pequenos artistas. Já as aulas com adultos são às quartas-feiras pela manhã e à tarde; às quintas-feiras, à noite; além da aula de escultura, às sextas pela manhã com o artesão Cido Moraes. Aos sábados, o espaço conta com aulas em grupo por meio de um workshop previamente agendado. Durante os cursos, é possível trabalhar com peças utilitárias, como copos, xícaras, travessas, pratos, além de decorativas.

texto e foto: Carol Rivieri

 Sarau Atelier-Escola

Rua Floriano Peixoto, 460 Centro – Itu

Instagram: @giselapedrosoceramica | @sarauatelierescola

Site: www.sarau.art.br

Whatsapp: (11) 96035-3301

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?