O cineasta Paulo Aranha está pronto para lançar seu mais recente trabalho, o curta-metragem documental intitulado “Maria de Oliveira: o cinema brasileiro passou por Itu”. Com previsão de lançamento para a primeira semana de junho, o filme mergulha na vida de Maria de Oliveira, que acompanhou e participou ativamente de produções cinematográficas realizadas na cidade durante a década de 1960.
Ao longo do curta, os espectadores conhecerão mais sobre os bastidores das produções cinematográficas na época em que Maria de Oliveira deixou sua marca. Desde sua participação como atriz até seu trabalho como continuísta e maquiadora, Maria desempenhou um papel importante em filmes como “Vereda da Salvação”, dirigido por Anselmo Duarte, e “O Anjo Assassino”, dirigido por Dionísio Azevedo.
Figura importante para a história do cinema brasileiro, Maria de Oliveira, hoje com 75 anos, continua morando em Itu, em uma casa modesta cercada por vários gatos. O curta-metragem destaca suas condições modestas, que depende da ajuda da comunidade para sobreviver.
Paulo Aranha, diretor e roteirista do filme, expressou sua gratidão por ter a oportunidade de contar essa história. “Maria é uma verdadeira inspiração, e foi uma honra poder compartilhar sua experiência. Espero que este filme honre seu legado e inspire outras pessoas a reconhecer e apoiar esses batalhadores da cultura”, afirma.
O curta-metragem documental “Maria de Oliveira: o cinema brasileiro passou por Itu” foi aprovado no Chamamento Público nº 08/2023 – Seleção de Projetos Culturais Destinados ao Setor do Audiovisual, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu – São Paulo, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo.
fotos: Divulgação