>

Post: Itu celebra 260 anos do Padre Jesuíno do Monte Carmelo

Itu celebra 260 anos do Padre Jesuíno do Monte Carmelo

Forro da capela mor da Igreja do Carmo, obra de Padre Jesuíno

Nesse dia 06 de abril, sábado, às 18h, será celebrada missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo em memória do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, sacerdote e artista negro que deixou obras importantes em Itu, incluindo o teto decorado da capela mor da Igreja do Carmo. No dia 25 de março, o Padre Jesuíno teria completado 260 anos.

Nascido em Santos em 1764, o jovem Jesuíno se mudou para Itu, trabalhou como ajudante na decoração da Igreja Matriz da Candelária e como organista. Casou-se, teve quatro filhos e, depois de viúvo, tornou-se padre. Foi uma liderança política e religiosa em Itu. Construiu a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, onde está sepultado e onde conservam-se quadros de sua autoria. Deixou também uma série de obras musicais sacras que têm sido divulgadas pelo Coral Vozes de Itu e pela Schola Cantorum de Itu.

Na celebração de sábado, serão cantadas obras de sua autoria, pela Schola Cantorum de Itu. A iniciativa dessa celebração é do Instituto Cultural de Itu, associação mantenedora do Museu da Música e da Schola Cantorum.

foto: Museu da Música

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?