Pesquisar

>

Post: Projeto restaura telhado da antiga ‘São Pedro’, atual Fama Museu

Projeto restaura telhado da antiga ‘São Pedro’, atual Fama Museu

Visita Técnica no espaço das obras

O projeto concretiza a visão de revigorar os galpões da antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, mantendo viva a história do espaço que hoje abriga o Fama Museu

No final do ano passado, foi iniciado o projeto Restauro do Telhado para a Habilitação de Novas Galerias do Fama Museu, contemplado pelo ProAC Editais/2023 – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O projeto, que necessitou ser prorrogado dado a sua complexidade, consiste no processo de restauração de uma parte do telhado de um dos galpões do Fama Museu, que é um dos maiores museus de arte da América Latina, aberto ao público desde 2018, ocupando uma área de 25 mil m² no Centro histórico de Itu, onde por muitos anos funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande relevância econômica nacional.

Hoje, o Fama Museu (Fábrica de Arte Marcos Amaro) oferece grandes exposições, editais públicos e atividades de mediação cultural. O acervo, que tem sido construído ao longo dos últimos 15 anos, conta com mais de 3 mil obras, com foco na arte brasileira e peças de artistas fundamentais, do Moderno ao Contemporâneo, contemplando diversas linguagens artísticas, esculturas, gravuras, desenhos, instalações, pinturas e fotografias.

Segundo o Dr. Emerson Ribeiro Castilho, museólogo criador e assessor do projeto, “a relevância deste projeto está na excepcionalidade do investimento neste empreendimento museológico somado ao fato de estar instalado em sítio histórico reconhecido como patrimônio pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); que expressam valores mnemônicos da história do trabalho, da arquitetura e da industrialização, por ser um vasto complexo cultural e atrativo turístico diferencial que agrega valor e interesse do grande público no Interior do Estado”. “O museu, além de preservar e expor sua coleção de obras de arte, conta ainda com áreas ao ar livre (jardins internos e externos) com obras escultóricas de grandes dimensões instaladas em áreas públicas de grande circulação de pessoas e integradas à fisionomia da arquitetura fabril, essa conjugação de singularidades gera relevância internacional”, ressalta Castilho.

Espaço do Fama Museu, em Itu

Dr. Marcos Tognon, professor que está realizando o acompanhamento consultivo do projeto, lembra que “um restauro sempre deve partir de um excelente diagnóstico, pois importa muito a manutenção da originalidade, porque ela representa um período, uma cultura, um estágio tecnológico”. “Por isso, nós preservamos, porque são elementos importantes de composição das nossas referências. O projeto do Fama é importante neste sentido, de termos uma fábrica com certa variedade de soluções industriais, portanto a fábrica é quase que um catálogo de soluções das grandes indústrias do início do século XX, e é fundamental que façamos a preservação deste bem, porque um bem preservado como este serve de referência para outros que também possam ser reconhecidos, tombados e restaurados.”

Incentivos culturais são de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento de projetos e ações coletivas na sociedade. O apoio a este projeto pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo concretiza a visão de revigorar os galpões da antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, mantendo viva a história do espaço, mais conhecido como Fábrica São Pedro, que hoje abriga o Fama Museu.

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?