Pesquisar

>

Post: Museu Republicano destaca presença feminina na história

Museu Republicano destaca presença feminina na história

Reprodução da exposição “Cores Nyotas”, de Pola Fernandez

Programação de férias do museu ituano oferece atividades buscam trazer o foco na presença e na contribuição das mulheres para a história do Brasil

 

O Museu Republicano de Itu anuncia sua programação especial de férias e coloca em foco a presença e a contribuição das mulheres na história do Brasil por meio de atividades que destacam o diálogo entre as fotografias e as telas presentes em diferentes exposições do museu.

Em “Cores Nyotas”, mostra composta por uma série de 18 retratos em grande formato, parceria do Grupo de Mulheres Negras Nyotas com a fotógrafa Pola Fernandez, há uma reflexão sobre a construção da identidade e da formação de memórias ancestrais.

Já na exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”, obras como “Dama de Porto Feliz com mucama”, “Mulheres do povo em Porto Feliz” e “Caboclas no sertão do Tietê” apresentam a presença e a importância das mulheres na história das viagens fluviais e da sociedade.

Em “Cardápios e banquetes na Primeira República”, são destacados retratos de figuras femininas importantes para os eventos sociais do século 19 e início do século 20, como o de Ana Matilde Pacheco (Itu, c. 1785 – Campinas, c. 1843), Genebra de Barros Leite (Itu, 1782 – Lisboa, 1836) e Thereza Correa de Camargo Leite (Itu, 1852 – Itu, 1894).

“Nossa programação foi desenvolvida para estimular reflexões e diálogos sobre a presença feminina na história do país, conectando passado, presente e futuro por meio de atividades como oficinas, rodas de conversa e contação de história”, explica Aline Zanatta, responsável pelo Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu.

 

Programação de Férias do Museu Republicano de Itu

 

– Dia 10/01/2024 – Oficina educativa: Bordando histórias na Chita

A chita é um tipo de tecido de algodão, representante da brasilidade e da diversidade cultural, caracterizado por estampas florais ou arabescos coloridos e vibrantes. Nesta oficina, vamos propor exercícios em bordado em chita.

Horário: 14h

Público: a partir de sete anos.

 

– Dia 17/01/2024 Oficina de bonecos de papel: As cores tecidas no museu

A partir dos retratos do acervo do museu com representações femininas, os participantes serão convidados a criar uma boneca de papel em que será possível refletir acerca das vestimentas e da representação social das retratadas.

Horário: 14h

Público: a partir de cinco anos.

 

– Dia 24/01/2024 – Roda de conversa na exposição Cores Nyota e oficina de turbantes com o Grupo de Mulheres Negras de Salto Nyota e a artista Pola Fernandez

Público: geral

 

– Dia 27/01/2024 –

11h – Contação de histórias: Com quantos fios se faz uma história?

Inspirada no livro Vestido de Menina de Tatiana Filinto e ilustração de Anna Cunha, a contação de história é direcionada às famílias.

 

14h Oficina educativa: As mulheres do museu vestem chita: raça, classe e gênero

Trata-se de uma oficina prática de colagem em tecido utilizando chita e reproduções de telas do acervo do museu contendo representações femininas. Ao propor este exercício prático, o participante será sensibilizado a refletir acerca dos termos classe, raça e gênero e os códigos sociais das mulheres representadas nas exposições do Museu Republicano “Convenção de Itu”.

Público: geral

 

SERVIÇO:

Museu Republicano de Itu

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Inscrições e informações: edu܂mrci@usp܂br ou telefone (11) 4023-0240, menu 3.

 

foto: Divulgação/Pola Fernandez

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?