Pesquisar

>

Post: Berço da República, Itu ganha programação especial para o 15 de novembro

Berço da República, Itu ganha programação especial para o 15 de novembro

Museu Republicano de Itu

Museu Republicano de Itu divulga programação especial para a semana do feriado da Proclamação

Foi no prédio do Museu Republicano de Itu que teve início a campanha pela Proclamação da República, quando políticos, proprietários de fazendas de café, comerciantes, profissionais liberais e artistas se reuniram lá para discutir as circunstâncias do país. Era 18 de abril de 1873 e o encontro se transformou na famosa “Convenção Republicana de Itu” – marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista. 

O prédio foi transformado em museu após 50 anos e, além de contar com um acervo dedicado especialmente ao movimento republicano, a instituição também atua na preservação da história de Itu e região, com exposições de longa duração e temporárias. E ainda oferece uma agenda com eventos, cursos e demais atividades. E neste ano, em que o Museu completa seu centenário de criação, para comemorar a semana da República, algumas ações especiais foram preparadas.

Começa neste sábado, dia 11 de novembro, com a apresentação do Coralusp 12 em Ponto, no auditório do Centro de Estudos, às 16h. No dia 15, feriado, a programação terá ainda a apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira, no auditório, às 11h, e a abertura da “18ª Exposição de Presépios do Espaço Fábrica São Luiz”, no Museu Republicano, às 12h. Por fim, no dia 17, haverá o lançamento do novo Tour Virtual, contemplando as exposições que estão em cartaz.  

“O Museu Republicano de Itu é uma instituição de grande relevância para refletirmos sobre a história do nosso país e da cidade de Itu. Estamos muito felizes com o número de pessoas que visitaram tanto o Museu quanto o Centro de Estudos nos últimos meses, e esperamos que muitas outras venham, especialmente nessa semana em que comemoramos justamente a Proclamação da República”, comenta a professora doutora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora da instituição.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da história e da cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

foto: Divulgação/Museu Paulista-USP 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?