Aeroporto vai receber oito voos com equipamentos para o GP Brasil, marcando o início da 21ª operação consecutiva
Os carros e equipamentos para o Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo começaram a desembarcar no Brasil na quarta-feira, 25 de outubro, no Aeroporto Internacional de Viracopos, na região, que é o aeroporto oficial do evento. Ao todo são aproximadamente 600 toneladas transportadas por oito aeronaves Boeing, sendo quatro modelos B744, dois modelos B777 e dois B748.
O primeiro voo, vindo dos EUA, pousou em Viracopos no início da tarde de quarta-feira, 25, às 12h10, marcando o início oficial da 21ª operação consecutiva de desembarque e embarque de toda a carga do GP Brasil de Fórmula 1 por Viracopos. Além deste, serão mais sete voos seguidos de chegada de equipamentos no Terminal de Carga nos dias 30 e 31 de outubro. Neste primeiro voo, chegaram equipamentos de som, imagem e iluminação. Já os próximos sete, segundo a concessionária Aeroportos Brasil, trarão os carros e demais equipamentos das equipes.
Na saída dos equipamentos do país também serão oito voos, que vão decolar nos dias 06, 07 e 08 de novembro, com destino a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, local da próxima corrida do campeonato de F1.
Operação especial
Viracopos montou uma operação especial para agilizar o processo. Os carros da F1 e os equipamentos serão transportados em comboios de carretas para Interlagos. O primeiro deles, com os equipamentos do primeiro voo, seguiu na tarde de quarta-feira, 25, para a capital paulista.
Toda a operação envolve pelo menos cem pessoas de diversas áreas do aeroporto, incluindo órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e empresas contratadas para o transporte e a logística da operação. Estão previstas pelo menos cem viagens de carretas para transportar todos os equipamentos e carros dos oito voos até São Paulo.
“A chegada dos equipamentos da Fórmula 1 representa um marco importante para Viracopos, reforçando nossa posição como um dos principais aeroportos de carga do país. Estamos sempre comprometidos em garantir uma operação eficiente e segura para o sucesso do evento”, disse a diretora comercial de Viracopos, Maria Fan.
foto: Isabella de Assis/Viracopos