Pesquisar

>

Post: Instituto Gabriel incentiva doação de órgãos em Indaiatuba

Instituto Gabriel incentiva doação de órgãos em Indaiatuba

Setembro Verde incentiva doação de órgãos no Brasil

Mais de 65 mil pessoas esperam por um transplante de órgão e tecido no Brasil; Ações do Setembro Verde, em Indaiatuba, pretendem conscientizar e incentivar as doações

O Instituto Gabriel, organização assistencial indaiatubana que busca inspirar e mobilizar a sociedade para a causa da doação de órgão, anunciou, em parceria com o governo local, diversas ações para o Setembro Verde, mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos e tecidos. No Brasil, mais de 65 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão e tecido e em Indaiatuba 55 pessoas, com uma média de apenas dois doadores por ano. Um único doador pode salvar até oito pessoas e beneficiar outras 25, segundo a entidade.

A programação terá início no próximo sábado, 02, com um “adesivaço”, que será realizado no semáforo da Praça Dom Pedro II com a Rua 15 de Novembro, das 8h às 12h, onde serão distribuídos os adesivos da campanha. O término está marcado para o dia 30 de setembro, com a Ação de Sensibilização e Conscientização no shopping da cidade, das 12h às 18h.

Ainda dentro da programação, a cidade receberá iluminação especial em verde para comemoração da data em alguns prédios públicos e comerciais, como nas Caixas D’água do Saae, Câmara Municipal, Prefeitura e monumento do Cristo da Avenida Ário Barnabé.

O dia 27 de setembro foi escolhido para ser a data nacional de incentivo à doação de órgãos no Brasil. Na década de 1990 foi criado o laço verde para simbolizar a causa, uma vez que a cor representa a esperança. Com base nessa luta, o Instituto Gabriel foi criado há 23 anos para buscar o incentivo à doação de órgãos e tecidos em âmbito local e também nacional. Para que a cultura da doação se espalhe por Indaiatuba, o Instituto iniciou o movimento Setembro Verde com a 25ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos com o tema “Doe Órgãos, Doe Amor”.

Segundo a presidente do Instituto Gabriel, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, Indaiatuba pode se tornar a capital da doação de órgãos, se o tema for bem trabalhado. “Indaiatuba tem vocação e capacidade para ajudar a diminuir a imensa fila de pessoas que aguardam por um transplante, bastando, para isso, que as famílias digam sim à doação de órgãos e tecidos. Hoje, dentro do munícipio, nós temos 55 pessoas que estão na fila cadastradas para receber o transplante no Estado de São Paulo, no entanto a cidade tem uma média de duas doações por ano. Um número muito baixo para acabar com esta fila”, alertou.

Em Indaiatuba, 46 pessoas aguardam por um rim, quatro esperam córneas, três pessoas precisam de fígado e duas anseiam por um novo coração. Para ser um doador de órgãos em Indaiatuba ou em todo território nacional, basta dizer sim e comunicar a decisão para sua família, somente eles poderão autorizar a doação. Doe órgãos, doe amor.

Programação

02/09 – Adesivaço nos semáforos da Praça Dom Pedro II, das 8h às 12h.

04/02 – Palestra na Casa da Amizade do Rotary Club, às 20h.

06/09 – Live no Instagram do Instituto Gabriel, às 19h.

08/09 – Palestra na empresa Robiel, às 8h, às 9h e às 16h.

12/09 – Apresentação na Fatec, às 14h30 e às 19h.

13/09 – Palestra na Fiec, às 9h30.

13/09 – Palestra na Faculdade Anhanguera, às 19h.

14/09 – Palestra na Fiec, às 13h30.

15/09 – Show de Rock no Jaraguá: Doação em Alto Volume, às 19h.

18/09 – Palestra na Escola Yázigi, às 16h.

21/09 – Palestra na UniMAX, às 20h30.

22/09 – Live no Instagram do Instituto Gabriel, às 19h.

26/09 – Homenagem aos transplantados e famílias doadoras na Câmara, às 19h.

27/09 – Live de premiação do Salão de Humor no YouTube, às 19h.

29/09 – Palestra no Grupo de Trabalho da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, às 13h.

30/09 – Ação de conscientização no Polo Shopping, das 12h às 18h.

foto: AdobeStock

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?