Pesquisar

>

Post: Itu celebra ‘Dia de Cultura e Paz’

Itu celebra ‘Dia de Cultura e Paz’

Uma cerimônia, realizada no Marco Zero, representou a união de todas as artes, ciências e religiões dentro da cultura

Representantes de vários segmentos da sociedade durante cerimônia pela paz

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, realizou no domingo, 30 de julho, o culto ecumênico em celebração ao Dia da Cultura e da Paz, no Marco Zero, em frente à Igreja Bom Jesus. A celebração contou com diversas apresentações artísticas e culturais, com o objetivo de promover o respeito entre a diversidade étnico-racial, religiosa e cultural.

Representando o prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de esportes Gilmar Dias Pereira abriu a cerimônia reforçando a importância da celebração como um ato de tolerância e de amor: “A cultura vai além de todos os obstáculos, partidos políticos, preconceitos e intolerância. Ocupar a cidade com manifestações como essas ressaltam o significado dessa data”.

Secretários e representantes da sociedade

Esta celebração é motivada pela proximidade com a data de 25 de julho, que foi instituída como dia da Cultura e da Paz através do Pacto Internacional Roerich ou Pacto da Paz, em 1935 nos EUA, prevendo a proteção de todas as instituições artísticas, científicas e monumentos históricos. A data possui o objetivo de sustentar a tríade da tolerância, do amor e do perdão, representando a união de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões dentro da cultura.

Outra homenagem realizada durante o evento foi a entrega de certificados aos alunos do grupo de capoeira “Filhos da Coral”, em homenagem às suas participações e desempenho durante o Campeonato de Capoeira Sesc de Sorocaba.

A secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico Sabrina Souli finalizou as atividades destacando que Itu é rica em diversidade cultural, e cada manifestação é uma contribuição valiosa para a formação de uma sociedade plural e inclusiva. “É por meio da cultura que fortalecemos nossos laços, preservamos nossa memória e enriquecemos nosso conhecimento”, finalizou.

Alunos do grupo de capoeira “Filhos da Coral”

A cerimônia também contou com a participação da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Verônica Sabatino; representando as diversidades étnico-raciais, religiosos, sexuais e culturais, Rosália Maria Rodrigues de Campos; e representando os povos indígenas, Ronildo Marcolino e grupo indígena Awapeteinju, além de outros representantes.

 

fotos: Juca Ferreira / Prefeitura de Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?