Pesquisar

>

Post: ‘Diálogos Possíveis’ é a nova exposição do Museu Fama

‘Diálogos Possíveis’ é a nova exposição do Museu Fama

Marcos Amaro, curador da exposição e criador do museu ituano, abre sua valiosa coleção repleta de renomadas obras nacionais

“Diálogos Possíveis”

O Fama Museu, em Itu, está com uma nova exposição em cartaz – “Diálogos Possíveis” -, uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da coleção pessoal de Marcos Amaro, criador do museu e curador da atração. Sobretudo obras de grandes artistas brasileiros. Ao todo, sete diferentes artistas protagonizam a mostra: Rubens Espírito Santo, Anna Israel, Eduardo Berliner, Julio Bittencourt, Bruno Passos, Daniel Lannes e José Rufino.

“Queremos aproximar sete artistas brasileiros de lugares diferentes, uns se conhecem, outros nunca se viram, e também incentivar cada vez mais as pessoas para que visitem o Fama. Os visitantes vão notar algumas obras mais contidas, outras mais expressivas, mas queremos ver o que os sete artistas podem ter em comum”, disse Marcos Amaro, curador da exposição. 

Ao todo, são 25 mil m² de dependências. O acervo com foco na arte brasileira inclui obras de artistas fundamentais, do moderno ao contemporâneo, contemplando diversas linguagens artísticas, escultura, gravura, desenho, instalações, pinturas e fotografia. São mais de oito salas expositivas, com destaque para os jardins e galpões industriais, onde a arquitetura do início do século 20 envolve o visitante em uma experiência única.

No acervo, há obras raras de Aleijadinho, desenhos de Tarsila do Amaral e uma infinidade de outros artistas. Algumas mostras são permanentes e os tours não são guiados, cada um percorre as diversas salas e áreas abertas do museu no seu próprio ritmo, o que torna o programa perfeito para fazer com crianças também. 

“Diálogos Possíveis” reúne obras de sete artistas brasileiros do acervo de Marcos Amaro

“Um Presente para Ciccillo”

Desde maio do ano passado no Fama, também é possível ver a mostra “Um Presente para Ciccillo”, que reúne as obras extraídas de um álbum que pertenceu a Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho) com 48 trabalhos dos mais importantes artistas daquele período.

Organizado por Pedroso d’Horta, o álbum tem uma capa dura que contém desenhos, aquarelas e gravuras, cada um deles fixado em uma prancha de papel 72,5 x 50,5 cm.

Galáxias

Em outra mostra do Fama, é possível conhecer uma parte do trabalho de  Marcos Amaro, que não trabalha apenas com sucata de aviões, mas incorpora inúmeros outros objetos e materiais, quase sempre coisas que foram descartadas pela sociedade e que ganham outro significado na obra do artista. 

Sala Tunga

Um dos destaques da Sala Tunga de exposições permanentes é “Vers la Voie Humide 2” (2013) – do francês, algo como “em busca do caminho molhado”. O artista pernambucano Tunga (1952 – 2016) criou essa espécie de portal com o ímã e o cristal.

Contrastando o branco e o preto, o cheio e o vazio, Tunga nos coloca em contato com as polaridades. As pedras pretas, os ímanes, estão soltas e permanecem unidas pela força do magnetismo. 

Acervo permanente

Já “Acervo em Exposição” está em cartaz na Sala Almeida Júnior e exibe o acervo permanente do museu apresentando o olhar afetivo do colecionador e suas afinidades eletivas.

Fachada do Fama, localizado em Itu

MAIS: A entrada do Fama Museu é pela Rua Dr. Graciano Geribello, 08, Bairro Alto, Itu. Horário de funcionamento – de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h. Informações: (11) 4022-4828; e-mail: contato@famamuseu.org.br

 

fotos: Wellington Silva e Divulgação Fama

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?