A exposição “Miguelzinho Bordado” passará para o prédio do Museu Republicano de Itu a partir de quarta-feira, dia 31 de maio. Concebida como parte das comemorações do centenário da instituição e dos 150 anos da “Convenção de Itu”, a mostra foi aberta ao público no Centro de Estudos do Museu Republicano em 18 de abril.
A exposição reúne 26 bordados e um arraiolo desenvolvidos por um grupo de artesãs a partir de um conjunto de aquarelas de Miguelzinho Dutra, que integram o acervo da instituição. Parte do grupo das artesãs responsável por este trabalho participa da abertura no museu, no dia 31 de maio, a partir das 14h30, para interagir com o público presente.
Segundo informações do Museu Republicano, as aquarelas do artista são consideradas uma das mais importantes fontes de documentação iconográfica do Estado de São Paulo do século 19. “Ele é o responsável pelos registros mais antigos de Itu, que ajudam a contar parte da história da cidade e do Brasil”, diz a professora doutora Maria Aparecida de Menezes Borrego.
A exposição fica em cartaz até o dia 31 de outubro.
fotos: Divulgação/Museu Republicano