O projeto tem por objetivo eliminar traumas e reduzir os impactos psicológicos nas crianças e nos familiares, além de proporcionar aos pequenos pacientes a possibilidade de vivenciarem uma experiência diferenciada e inspiradora
A Prefeitura de Itu inaugurou, na quarta-feira, 10 de maio, o Quarto Azul, desenvolvido especialmente para receber crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini”, localizado na rua Convenção, 550, Vila Nova. O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu a todos os envolvidos e enfatizou que essa é mais uma iniciativa para aprimorar o atendimento ao autista em Itu.
“A implantação do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista mudou o cenário em nossa cidade, uma vez que oferece atendimento multidisciplinar aos autistas e pais e cuidadores. E, hoje, entregamos o Quarto Azul, um local pensado e estruturado para acolher as crianças com TEA que por aqui passarem. É importante ressaltar que este hospital conta ainda com o Projeto de Humanização Cirurgia Pediátrica sem Traumas e, portanto, podemos afirmar que o Quarto Azul vai ao encontro do mesmo no que diz respeito ao acolhimento e atenção às implicações psicológicas de uma internação”, destacou.
Para efetivação do projeto foi preciso entender o que é necessário ao viver de uma criança com TEA e criar um espaço onde ela possa fazer suas atividades favoritas, que atenda às suas necessidades sensoriais e, ao mesmo tempo, estimule o relaxamento. “Os cuidados começam com a escolha da iluminação, das cores utilizadas nas paredes, do piso mais adequado, além da preocupação relacionada ao ambiente como um todo – como os estímulos visuais – criando um clima de aconchego”, explicou o médico e diretor Técnico e Administrativo do Hospital Municipal de Itu, Brás Henrique Vieira Alves, que fez uma breve explanação durante a cerimônia de inauguração do Quarto Azul.
Ainda segundo ele, “o projeto tem por objetivo eliminar traumas e reduzir os impactos psicológicos nos pacientes e nos familiares, além de proporcionar às crianças internadas e submetidas às cirurgias no hospital, a possibilidade de vivenciarem uma experiência diferenciada e inspiradora”. O presidente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), organização social de saúde responsável pelo gerenciamento do Hospital, Luis Antonio Picerni Herce, que também prestigiou a solenidade, agradeceu a confiança do prefeito e da secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, o trabalho dos colaboradores, e ressaltou que a Caminho de Damasco está empenhada em fazer de Itu uma referência em saúde.
O Quarto Azul foi equipado com doações da Prefeitura de Itu, Hospital Municipal de Itu, Rotary Club de Itu, Marcenaria Santa Cruz, Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), HMI Comissão de Humanização e AG Plantonista.
Entre as demais autoridades presentes à cerimônia estavam a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, a coordenadora de Enfermagem e do Centro Cirúrgico do hospital, Ana Paula Dias, e outros colaboradores do referido serviço de saúde.
Hospital Municipal
Inaugurado em fevereiro de 2019, durante a primeira gestão do prefeito Guilherme Gazzola, o Hospital Municipal tem recebido constantes elogios dos pacientes e respectivos familiares devido à infraestrutura das instalações e qualidade de atendimento por parte da equipe, devidamente capacitada e humanizada. Em 2022 foram registradas no Hospital Municipal 2.849 internações, 2.627 cirurgias, 4.844 visitas multidisciplinares e realizados 33.822 exames de imagem.
Outro destaque do Hospital Municipal é o mencionado Projeto Humanização Cirurgia Pediátrica Sem Traumas, que contempla crianças na faixa etária de zero a 11 anos e 11 meses internadas e submetidas a cirurgias. Com o objetivo de tornar humanizado, divertido e carinhoso o processo de preparação para a cirurgia, eliminar os traumas e reduzir os impactos psicológicos nas crianças e respectivos familiares, a equipe do hospital transforma a chegada do paciente ao centro cirúrgico em um momento mais leve. Após acordarem, já na Sala de Recuperação Pós Anestésica, as crianças são presenteadas com uma Naninha (travesseiro em forma de bichinho com orelhas). Além disso, as com menos de quatro anos recebem uma bexiga e as demais um Certificado de Coragem.
fotos: Juca Ferreira/Pref. Itu