Obra contemplou melhorias em toda a estrutura civil da ETA, além da modernização do sistema de filtragem e troca de decantadores
A CIS (Companhia Ituana de Saneamento) entregou nesta quarta-feira, 10 de maio, a reforma estrutural completa da Estação de Tratamento de Água (ETA) Itaim. A autarquia renovou toda a estrutura civil da estação, englobando o laboratório de análise de água, a cabine elétrica, e as casas de bombas (Potiguara, Bom Viver e Vila Rica).
O trabalho ainda incluiu melhorias do sistema de filtragem e a troca de decantadores para o sistema de colmeias: equipamentos que aumentam a eficiência na decantação de partículas, aumentando a produtividade da estação durante o tratamento de água.
Outro destaque, segundo a companhia, está na modernização do sistema de controle operacional. De forma remota e em tempo real, é possível checar a quantidade de água captada/tratada e receber alertas de possíveis falhas, entre outras informações.
De acordo com Reginaldo Santos, superintendente da CIS, a reforma da ETA Itaim não apenas traz mais segurança operacional, como também melhora a eficiência de distribuição de água. “Com esta obra, já podemos tratar mais água em menor tempo, além de reduzirmos perdas durante o processo”, explica.
A ETA Itaim é a principal responsável pela distribuição de água nos bairros Potiguara, Chácaras Reunidas Ipês, Jd. Oliveira, Bom Viver, Santa Inês, Chácaras Florida, Vila Real R1, Uderico Ferrari e Itaim Guaçu. Ela também presta suporte eventual para outras regiões da cidade. A estação funciona exclusivamente com água da represa Itaim.
foto: Pref. Itu