Eleito pela Pantone, o Viva Magenta, da família do vermelho, é uma cor quente, vibrante e energética
Vibrante, energética e natural. Essas são as principais características da cor que foi cuidadosamente estudada e selecionada pela Pantone para ser a Cor do Ano de 2023. Após uma sequência de tons frios, consequentes do isolamento social da pandemia de covid-19, o Viva Magenta, segundo a empresa, traz um sopro de esperança para um ano mais leve, caloroso e cheio de atitude, com seu tom pulsante e quente.
O tradicional anúncio anual da empresa americana de consultoria de cores foi feito em dezembro passado. De acordo com a Pantone, a cor vibra com energia e vigor: “É uma sombra enraizada na natureza descendente da família vermelha e expressiva de um novo sinal de força”, diz o texto de divulgação. “É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque”, completa o comunicado.
Para Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, nesta era da tecnologia, a empresa procurou inspiração na natureza e no que é real. “Viva Magenta é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”, afirma. A executiva ressalta ainda que a cor irá nos reconectar com à matéria original: “invocando as forças da natureza, ‘Viva Magenta’ galvaniza nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior.”
Em 2022, a empresa apontou Veri Peri, da família do azul, como a cor daquele ano, retornando à tendência de 2020, que trouxe o Classic Blue como destaque. Já em 2021, a Pantone apontou como tendência o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating como as duas cores do ano.
fotos: AdobeStock