>

Post: Arquitetura Holística e a arte do Feng Shui

Arquitetura Holística e a arte do Feng Shui

Mariana Baptista é especializada em Arquitetura Holística

Especializada em Arquitetura Holística, Acessibilidade e Desenho Universal, a arquiteta Mariana Baptista desenvolve projetos pensados para o futuro da família, além de harmonizar os ambientes através de técnicas milenares, como o Feng Shui

Os projetos da MBarquiteta, que tem à frente a profissional Mariana Baptista, permeiam entre o contemporâneo e o vernacular, respeitando antes de tudo as expectativas estéticas de cada família, e fazendo com que a casa realmente se conecte com cada futuro residente.

Mariana é mestre em Acessibilidade e Desenho Universal e isso faz com que seus projetos também sejam pensados para o futuro da família, para que o lar seja adequado à longevidade. “Outra característica importante nos nossos projetos é o uso de software que permite ao cliente caminhar virtualmente pelo seu projeto, desde os primeiros estudos, utilizando um aplicativo no smartphone”, detalha a profissional.

Os projetos da MBarquiteta são essencialmente descomplicados e o conceito é sempre único e definido junto ao cliente. “Prezamos pela simplicidade na comunicação e o resultado são projetos personalizados, eficientes e viáveis, que contemplam os hábitos e sonhos de todos que ali residirão”, completa Mariana.

E para aqueles que desejam um diferencial para seu projeto ou ambiente já construído, a habilitação de Mariana Baptista em Arquitetura Holística possibilita a aplicação de Feng Shui, cristais, fitoenergia e outras técnicas, deixando os espaços mais harmonizados e leves.

Feng Shui

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que visa conservar as influências positivas presentes em um espaço, e redirecionar as negativas, de modo a beneficiar seus usuários. Atualmente, sua utilização não se restringe mais apenas às residências, pois comerciantes e empresários têm encontrado nesta técnica uma nova alternativa para o crescimento dos negócios.

A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.

A base do Feng Shui é o baguá, uma forma geométrica com oito lados, onde cada um representa um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa que o estuda e aplica. Todos os lados têm uma significação e maneira própria de equilibrar uns aos outros. Em seu centro está o Tai Chi que simboliza o Yin e o Yang – forças opostas e complementares que têm influência sobre os seres vivos e o ambiente que os rodeia. O Yin representa a água onde flui energia serena, enquanto que o Yang simboliza o vento e a energia de movimento.

Ambientes podem ser harmonizados com a técnica do Feng Shui

O baguá pode ser aplicado em qualquer lugar, tanto faz ser em um cômodo ou na casa toda. Para aplicá-lo basta alinhar sua figura com a parede em que fica a porta de entrada do quarto ou da residência e acomodar os móveis e utensílios de acordo com cada indicação, e sempre partir a análise no baguá da direção Sul a Norte, pois a energia começa a fluir a partir do lado direito. No Oriente, o fluxo ocorre ao contrário, ou seja, o ponto de partida é a direção Norte. 

As cores no Feng Shui são muito mais do que simples detalhes de estética e decoração, pois representam energias que devem se harmonizar para melhorar a relação dos indivíduos com o ambiente. Associar as cores com o objeto desejado é essencial, portanto para cada circunstância há uma cor adequada. Por exemplo, o vermelho, associado à direção sul, representa o fogo e está ligado à fama e sucesso. O verde, na direção leste, relaciona-se a sossego, persistência, paciência e trabalho pesado, já as cores branca e dourada com direção noroeste assimilam-se a inspiração, liderança, poder e determinação. 

Além da combinação de cores e direções, a técnica do Feng Shui também leva em consideração os elementos da natureza para harmonizar o ambiente. Água, montanha, trovão, vento, fogo, terra, lago e céu são essenciais para equilibrar energias, e alguns estudiosos recomendam sempre a utilização de todas as formas. A água pode ser representada, por exemplo, por cristais, vidros e espelhos, enquanto que o elemento terra por meio de objetos de cerâmica e argila.

Para harmonizar melhor cada ambiente é aconselhável sempre buscar um arquiteto especializado na técnica do Feng Shui.

 

MBARQUITETA

Rua Palma de Ouro, 300, Vila Romão – Salto

WhatsApp: (11) 9-4847-0150

E-mail: marianabaptista.arquiteta@gmail.com

Site: www.mbarquiteta.com.br

Instagram: @mbarquiteta_marianabaptista

 

fotos: Arquivo pessoal

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?