A mostra conta com mais de cem fotos de autoria dos participantes do Instituto Zoom
Os alunos do Instituto Zoom, um dos principais apoios às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Salto, desenvolveram o “Arte Zoom: Despertando o Olhar”, um projeto que utilizou a fotografia como linguagem artística. As imagens foram realizadas em workshops entre os meses de abril a setembro e se transformaram em uma exposição, inaugurada em novembro e que ficará em cartaz até 17 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Salto.
“O projeto promoveu uma experiência impactante e de extrema importância na vida das pessoas com TEA, assistidas pelo Instituto, pois estimulou a sensibilidade, a criatividade, a comunicação e a interação social, despertando um novo olhar sobre si, sobre o meio em que vivem e sobre o outro”, afirma Adriana Sala, diretora do Instituto Zoom.
A exposição apresenta mais de cem fotos de autoria dos participantes do Instituto Zoom, que possibilitou a eles o contato com a arte da fotografia. Para isso, a entidade contou com a participação do fotógrafo Rafa Balseiros, que compreendeu o viés da proposta e se empenhou em fazer fluir a sua essência no decorrer desses seis meses. “Desenvolvemos uma metodologia de como introduzir os alunos à arte da fotografia e como chamar a atenção dele. E já no primeiro contato, todos os tabus relacionados ao TEA foram quebrados”, conta Rafa.
Segundo a diretora do Instituto Zoom, esse relato do fotógrafo expressa que dentro do TEA existe uma pluralidade inexplicável, com belezas diferentes, interpretações e reações distintas para cada ação: “Essa leitura breve sobre humanidade o fez perceber que, da mesma forma que as pessoas com TEA são diferentes para certas coisas, todas as pessoas também as são”, ressalta Adriana.
O projeto “Despertando o Olhar” aconteceu por iniciativa do Instituto Zoom, realizado e financiado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, – ICMS | Programa de Ação Cultural, Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo – e teve o apoio da York.
fotos: Divulgação/Instituto Zoom