Itu sediou, no sábado, 24 de setembro, mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022, da qual participaram 102 crianças com e sem deficiências. O evento ocorreu no Sesi – Itu e contou com atividades de atletismo, bocha e goalball.
O secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, que na oportunidade representou o prefeito Guilherme Gazzola, prestigiou o Festival, que recebeu ainda a presença da halterofilista Mariana D’Andrea, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na categoria até 73 kg.
O objetivo do Festival, que reuniu cerca de 15 mil crianças com e sem deficiências em 98 cidades de todos os Estados, é difundir o Movimento Paralímpico, por meio de atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas. A escolha de setembro para a realização do Festival se justifica por ser o mês em que se celebram o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), Mizael Conrado, ressaltou que o evento é a maior festa da inclusão do nosso país. “O Festival Paralímpico representa a essência do esporte. Promovemos a interação entre 15 mil crianças, com e sem deficiências, em 98 cidades do país. E tenho certeza de que muitos desses participantes vão se tornar atletas de alto rendimento no futuro, a partir dessa inclusão e iniciação feitas pelo CPB”, afirmou.
foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu