No total, 25 unidades escolares do município terão acesso ao material que conta a história de Itu
Na segunda-feira, 15 de agosto, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, esteve na unidade II da Rede Saber, localizada na Escola Convenção, acompanhando o lançamento do material de Educação Patrimonial, que passa a fazer parte da grade curricular das escolas municipais de Itu. A partir de setembro deste ano, alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I passam a contar com o tema de Educação Patrimonial, que será abordado durante as aulas de artes, uma vez por semana, tendo por objetivo desenvolver o censo de pertencimento e identidade aos estudantes.
O projeto, idealizado pela Prefeitura de Itu, através de uma parceria inédita entre as Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e de Educação, é pioneiro no país e surgiu após o início do restauro que vem sendo realizado no Cruzeiro Franciscano, presente no Centro histórico, que inclusive entrou na sua etapa final em maio deste ano.
Com isso, cerca de 6 mil alunos, de 25 unidades escolares do município, terão acesso a todo material que conta toda a história de Itu. Além de aprender em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer os locais estudados. Para o prefeito, abordar o tema que traz a história da cidade é fundamental. “O importante é ir além da matéria que se aprende em sala de aula, é ir ao local, conhecer, saber da existência e ter um contato direto com cada patrimônio de Itu”, afirmou Guilherme.
Além do prefeito, estiveram presentes também no lançamento, a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Maitê Velho; o secretário de Educação, Plínio Bernardi Jr.; o secretário de Administração, Lucas André Netto Cardoso; gestores e alunos da Rede Saber II.
FORMAÇÃO
Para abordar o tema Educação Patrimonial nas escolas, cerca de 40 professores passaram, desde agosto de 2021, por formação e estudo em todo eixo histórico, conduzidos pela equipe da Secretaria de Cultura. Além disso, o Centro Ituano de Letras e Línguas (Cila) montou um espaço com todos os materiais disponíveis para que os professores possam sempre aprimorar o conteúdo ministrado nas aulas.
foto: Roberta Rocha/Pref. Itu