Pesquisar

>

Post: Interfoto segue até domingo, dia 31 de julho, em Itu

Interfoto segue até domingo, dia 31 de julho, em Itu

Imagem de Lorenzo Scavone

Festival de fotografia começou na quarta-feira, 27, e será totalmente presencial; Programação é toda gratuita

 

Começou na quarta-feira, 27, e segue até domingo, 31 de julho, em Itu, mais uma edição do Interfoto, um dos principais festivais de fotografia do Estado de São Paulo.

 

O festival, que tem como tema o “Retrato”, traz nomes já conhecidos da fotografia e, mais uma vez, dá a oportunidade de fotógrafos iniciantes mostrarem seus trabalhos.

 

Novamente, o “palco” principal do evento é o Espaço Fábrica São Luiz, no centro histórico de Itu. O local vai sediar todas as oficinas e palestras, a maior parte das exposições, encontro com a fotógrafa Tina Gomes e uma roda de conversa com Luciana Molisani e José Fujoka.

 

O homenageado desta edição do festival é German Lorca, um dos mais importantes fotógrafos do Brasil. Em memória dele, que em 2022 completaria cem anos, haverá uma palestra sobre seu histórico de produção de fotografias icônicas, suas diferentes formas de produzir desde fotografias autorais a imagens publicitárias, até seus cliques da cidade de São Paulo e sua história no Foto Cine Clube Bandeirantes. A condução ficará por conta do curador e amigo de German, Rubens Fernandes Junior.

 

Além desta palestra, outras serão ministradas no festival: Marcelo Pretto, por exemplo, falará sobre “Direito autoral e uso indevido de sua fotografia”; Antônio Neto abordará “O retrato autoral que conduz o profissional”; Franceli Guaraldo sobre “A representatividade do retrato – Das pinturas rupestres ao Selfie”; Renan Nakano e Alex Gimenes sobre “O ato fotográfico acessível”; Yago Moreira, “O retrato pictorialista: passado e presente”; Carlos Marien, “Fotografia e impressão FineArt”; Rodrigo Zugaib sobre “Fotolivro – Da concepção à impressão”; e Márcia Merlo, “Antropologia do retrato – Retratistas e retratados”.

 

Quanto às exposições, serão ao todo dez e terão a participação de diversos artistas. São elas: “Janelas da Alma”, “Faces do Retrato”, “Alquimia Fotográfica”, “Retrato. A figura Humana”,  “Paisagens Humanas”,  “Esculturas sonoras e visuais: Paisagens Humanas”, “Cores Nyotas”, “Faces do Retrato (artistas convidados)”, “Quando me converti à arte: As Marias”, e “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”. Apenas esta última ocorre no Museu da Energia de Itu.

 

A programação inclui ainda as oficinas “Retrato Artesanal em grande formato: em chapas de raio-x”, com João Saidler; “Retrato Lambe-lambe”, com Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro; “Retrato com filme (35mm) com revelação fotográfica preto e branco por Inversão e produção de Monóculo”, com Antonio Neto e “Oficina intervenções artísticas de bordado em fotografias impressas em tecido” com Pola Fernandez. 

 

A programação detalhada está disponível no site oficial do festival www.interfoto.com.br

 

foto: LorenzoScavone

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?