Pesquisar

>

Post: Sinfônica de Indaiatuba faz 4 dias de concertos gratuitos

Sinfônica de Indaiatuba faz 4 dias de concertos gratuitos

Sinfônica de Indaiatuba em apresentação

Encontro Musical conta com apresentações de jazz e obras clássicas, além de convidados especiais

 

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba inicia na quarta-feira, 20 de julho, o 3º Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn). Serão quatro dias de apresentações gratuitas e abertas à comunidade, que vão do repertório clássico ao jazz. Entre os convidados desta edição estão a Sinfônica da Unicamp, o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, o cantor Big Chico e o violoncelista Ilia Laporev. Em paralelo, também acontecem cursos de música para os estudantes inscritos de toda a região.

 

Para abrir oficialmente o EMIn, no dia 20, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba executa a abertura de Egmont, peça musical de Beethoven, e o Concerto Duplo, composto por Brahms. Com regência e direção artística do maestro Paulo de Paula, a apresentação recebe ainda dois solistas convidados: Cláudio Micheletti (violino) e André Micheletti (violoncelo).

 

Logo no dia seguinte, o público poderá conferir o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, que vem com um repertório de obras concebidas por Torelli, Villa-Lobos, Paulinho da Viola e Sondheim, além de músicas autorais. O grupo já coleciona 30 anos de carreira, trilhados com a expertise dos músicos Sérgio Burgani (clarinete), Luca Raele (clarinete), Luis Afonso Montanha (clarinete e clarone), Daniel Oliveira (clarinete e clarone) e Tiago Garcia (clarinete).

 

A Sinfônica da Unicamp se apresenta no dia 22, com regência da maestrina Cinthia Alireti e participação especial do violoncelista belga Ilia Laporev. As composições selecionadas para a ocasião são a Sinfonia nº 3, de Schubert, e Concerto para violoncelo, de Saint-Saëns. Todos os concertos acontecem a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

 

Uma das novidades deste ano é o Jazz no EMIn, que traz apresentações em estabelecimentos parceiros da cidade focadas nesse gênero musical. O projeto The Finis, de Juliana Alves e Gilton Foschiani, toca na Cervejaria Itaici no dia 21, às 20h. Já no dia 22, às 21h, é a vez do Marafas House que recebe o show de Big Chico, com sua gaita, guitarra, voz e um toque de blues.

 

Paralelo à programação cultural, serão realizadas 13 oficinas para quem se inscreveu previamente, envolvendo aprendizados nos instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete e trompete. O corpo docente é composto por profissionais reconhecidos no meio musical nacional e internacional, como Adonhiran Reis, Ana Paula Freire, André e Cláudio Micheletti, Davi Graton, Fernando Dissenha, Gabriel Marin, Ilia Laporev, Luiz Afonso Montanha e Rogério Wolf. As aulas acontecem em três polos: Centro de Convenções Aydil Bonachella, Centro Cultural Wanderley Peres e Estação Musical.

 

Para finalizar as atividades do EMIn, no dia 23, os alunos poderão demonstrar os frutos dos dias de aprendizado, integrando uma das três formações orquestrais da iniciativa: Orquestra Acadêmica, com regência de Paulo de Paula; Orquestra de Câmara, regida por Felipe Oliveira; e Orquestra Suzuki, com o regente Ricardo Sander. As apresentações também serão na Sala Acrísio de Camargo, a partir das 20h, e ainda terão a presença dos solistas convidados Davi Graton (violino) e Rogério Wolf (flauta).

 

As apresentações têm entrada gratuita, com exceção do show de Big Chico, cuja entrada é no valor de R$ 30. O 3º EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba) é realizado pela Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba).

 

MAIS: A Sala Acrísio de Camargo, Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina – Indaiatuba.

 

 

foto: Felipe Gomes

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?