Pesquisar

>

Post: Itu volta a sediar maior festival de fotografia da região

Itu volta a sediar maior festival de fotografia da região

Imagens feitas por Antonio Neto

Considerado um dos principais festivais de fotografia do Estado, o Interfoto 2022 será promovido de 27 a 31 de julho com programação gratuita e totalmente presencial

 

A partir do dia 27 de julho, Itu sediará mais uma edição do Interfoto, um dos principais festivais de fotografia do Estado de São Paulo.

 

O “palco” principal do evento, que neste ano chega a sua oitava edição, será novamente o Espaço Fábrica São Luiz. O local sediará todas as oficinas, palestras e a maior parte das exposições. Será também nesse espaço que ocorrerá uma visita mediada com a fotógrafa Tina Gomes e rodas de conversa com a “Lovely House”, de Luciana Molisani e José Fujoka e do Foto Clube Bulb.22 coordenado por Rodrigo Zugaib.

 

Com o tema “Retrato”, o festival trará nomes já conhecidos da fotografia e mais uma vez dará a oportunidade para amadores mostrarem seus trabalhos. “O principal objetivo do Interfoto é mostrar novos talentos da fotografia, apresentar o trabalho de gente que nunca teve oportunidade de expor, além de, é claro, também divulgar a arte e a cultura”, explicou Carlos Marien, organizador do festival.

 

O homenageado desta edição será German Lorca, um dos mais importantes fotógrafos do Brasil. Em memória dele, que em 2022 completaria cem anos, haverá uma palestra sobre seu histórico de produção de fotografias icônicas, suas diferentes formas de produzir desde fotografias autorais a imagens publicitárias, até seus cliques da cidade de São Paulo e sua história no Foto Cine Clube Bandeirantes. A condução ficará a cargo do curador e amigo de German, Rubens Fernandes Junior.

 

Além desta palestra, outras interessantíssimas serão ministradas no festival: Marcelo Pretto, por exemplo, falará sobre “Direito autoral e uso indevido de sua fotografia”; Antonio Neto abordará “O retrato autoral que conduz o profissional”; Franceli Guaraldo sobre “A representatividade do retrato –

Das pinturas rupestres a Selfie”; Renan Nakano e Alex Gimenes sobre “O ato fotográfico acessível”; Pola Fernandez ministrará sobre “Cores Nyota”; Yago Moreira, “O retrato pictorialista: passado e presente”; Carlos Marien, “Fotografia e impressão FineArt”; Rodrigo Zugaib, “Fotolivro – Da concepção à impressão”; e Marcia Merlo sobre “Antropologia do retrato – Retratistas e retratados”.

 

Na programação acontecerão também as oficinas “Retrato artesanal em grande formato: em chapas de raio-x”, com João Saidler; “Retrato Lambe-lambe”, com Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro; “Retrato com filme (35mm) com revelação fotográfica preto e branco por inversão e monóculo”, com Antonio Neto.

 

Quanto às exposições, serão ao todo dez e contarão com participação de diversos artistas como, por exemplo, dos trabalhos da convocatória “As diversas faces do Retrato”, com curadoria de Marcos Varanda.

 

A mostra “O Ato Fotográfico Acessível, Subversivo e sua Transversalidade Cultural” e a exposição dos fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes ocorrem no Museu da Energia de Itu, na rua Paula Souza, 669, no Centro (visitação das 10h às 17h).

 

MAIS: Festival Interfoto Itu 2022

De 27 a 31 de julho

Horários: dia 27 das 14h às 18h; dias 28 e 29, das 10h às 20h; dia 30, das 9h às 20h30; e dia 31, das 9h30 às 16h.

Formato: presencial – Espaço Fábrica São Luiz – rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu. Entrada gratuita.

 

fotos: Antonio Neto/Divulgação/Interfoto 2022

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?