Pesquisar

>

Post: Museu Republicano sedia exposição sobre Revolução de 32

Museu Republicano sedia exposição sobre Revolução de 32

Museu Republicano de Itu

Evento resgata documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo ligados ao período histórico

No próximo sábado, 09 de julho, feriado estadual dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932, acontece a abertura da exposição “Itu e a Revolução de 32”, organizada pelo Museu Republicano de Itu em parceria com o Museu da Música – Itu e a Acadil – Academia Ituana de Letras. A mostra conta com documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo das duas instituições ligados a esse período histórico.

O espaço abrirá às 10h e terá uma programação especial com uma palestra da Acadil intitulada “A fabricação da última trincheira: Guilherme de Almeida e o museu-casa”, proferida pelo professor mestre Guilherme Vieira; e leitura de poemas do poeta Guilherme de Almeida, no dia em que se comemoram 90 anos do início da Revolução de 1932 da qual ele participou como voluntário. Conhecido como “Poeta da Revolução”, Guilherme de Almeida é o patrono da cadeira 14 da Acadil, que tem como ocupante a professora Durce Gonçalves Sanches. Além disso, a acadêmica Maria Lúcia Caselli irá compartilhar memórias inéditas de quando conheceu o poeta.

Ainda no sábado, 09, acontecerá o lançamento de mais um volume da coleção “Patronos da Acadil”, que valoriza as principais figuras da academia, os patronos ligados a Itu. É uma edição comemorativa dos 30 anos da Acadil e também dedicada à vida e à obra de Guilherme de Almeida.

O evento tem entrada gratuita. O Centro de Estudos do Museu Republicano fica na rua Barão de Itaim, 140, Itu. É obrigatório o uso de máscara de proteção e apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.

 

 

Foto: Arquivo

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?