Sinfônica de Indaiatuba apresenta obra de Mozart em concerto gratuito

  • A peça Requiem será executada em conjunto com o Coro Contemporâneo de Campinas

Sinfônica de Indaiatuba

 

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta, no próximo dia 24 de junho, a obra Requiem, de Mozart – em conjunto com o Coro Contemporâneo de Campinas. Em sessão única e gratuita, o concerto acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Para executar essa peça, que é uma das últimas escritas pelo compositor austríaco, a regência e a direção artística são do maestro Paulo de Paula.

 

Muitas histórias cercam o Requiem mozartiano. Mas antes, vale contextualizar: o termo “réquiem” (em português: réquiem) é usado para classificar obras litúrgicas utilizadas em cerimônias voltadas aos fiéis falecidos, costume que remonta à Idade Média. Dizem que o Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart é fruto de uma encomenda, pedida secretamente por um viúvo aristocrata em homenagem a sua esposa. Mozart, que na época estava com a saúde bem debilitada, aceitou a proposta.

 

Porém, ainda que trabalhasse em seu leito de morte, ditando trechos ao seu discípulo, Franz Xaver Süssmayr, o compositor deixou a obra incompleta. Ao que tudo indica, após seu falecimento, em 1791, Süssmayr foi incumbido de finalizar o Requiem, a partir das diretrizes deixadas por seu mestre. Inclusive, para alguns, Mozart escreveu o Requiem pensando em si, pois estava certo de sua morte. No fim, embora essa narrativa seja curiosa, o que se sobressaiu foi a composição, que se tornou um dos marcos da música ocidental.

 

GRUPO CONVIDADO

 

Em conjunto com a Sinfônica, se apresenta o Coro Contemporâneo de Campinas, formado por alunos de canto, instrumento, regência e composição da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Idealizado em 2009, por seu atual regente e diretor artístico, Angelo José Fernandes, o Coro apresenta um vasto repertório a cappella e realiza montagem de óperas e cantatas.

 

COMO ASSISTIR?

 

Para conferir o concerto, basta apenas chegar com antecedência, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada. A apresentação é realizada pela Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

 

O Ciaei fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, no Jardim Regina, Indaiatuba.

 

foto: Felipe Gomes