Pesquisar

>

Post: Hospital da Criança soma 4 mil atendimentos em 1 mês

Hospital da Criança soma 4 mil atendimentos em 1 mês

Hospital da Criança inaugurado em Itu

Novo hospital de Itu completa um mês e ultrapassa a marca de 4 mil atendimentos, mesmo número de crianças atendidas em duas UPAs de Osasco, cidade com população quatro vezes maior

Completando, neste dia 09 de junho, um mês de atividades, o Hospital da Criança de Itu celebra a marca de 4.030 atendimentos, equivalente a metade dos pacientes infantis acolhidos em unidades municipais de saúde no referido período. Segundo o governo ituano, o número é ainda mais significativo se comparado com o que ocorre em grandes centros como, por exemplo, a cidade de Osasco, que tem uma população quatro vezes maior do que a de Itu e recebeu, praticamente, o mesmo volume de crianças em duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h).

Um dos principais diferenciais oferecidos pelo novo equipamento é a possibilidade de internações infantis que, durante esse primeiro mês de operação, totalizaram 36 pacientes. Com uma estrutura totalmente voltada para o recebimento das crianças, o novo hospital, inaugurado pela Prefeitura de Itu, por meio de sua Secretaria de Saúde, tende a absorver ainda mais a demanda infantil, que segue sendo recebida normalmente na UPA Nossa Senhora Aparecida e no PAM (Pronto Atendimento Municipal) da Vila Martins. Essa expectativa, de acordo com a Prefeitura, se justifica conforme os munícipes considerarem todas as vantagens que o Hospital da Criança oferece.

A unidade de saúde recém-aberta conta com três consultórios médicos, atendimento durante as 24 horas do dia, classificação de risco e internação com 12 leitos de Enfermaria e dez de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, salas de observação e de medicação. No local também são realizados exames de laboratório e de imagem (estes últimos com apoio da Santa Casa) e sessões de fisioterapia de forma lúdica.

A equipe do Hospital da Criança está constituída por médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicóloga, além das equipes administrativa, de limpeza e de controle de infecção hospitalar. A estrutura hospitalar dispõe ainda de uma brinquedoteca (equipada com TV e brinquedos), de cadeiras reclináveis e armários para as mães junto aos leitos de Enfermaria, e alimentação para o acompanhante do paciente. O Hospital da Criança funciona na rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro de Itu.

Cartão Cidadão

Outra marca conquistada neste primeiro mês do Hospital da Criança de Itu foi o expressivo percentual de 55% de atendimentos registrados no Pronto Socorro Infantil que se deram mediante apresentação do Cartão Cidadão Itu. O documento agiliza o acesso aos serviços públicos, propiciando o uso da tecnologia para agendamento de consultas, cadastros e petições. Isso só vem sendo possível, segundo o governo, pois desde agosto de 2021, todos os sistemas da Prefeitura de Itu estão digitalizados.

Na área da saúde, além da velocidade no atendimento, o Cartão Cidadão tornará viável a manutenção de um prontuário único e integrado entre todas as unidades municipais, oferecendo uma recepção mais personalizada, já que o histórico clínico dos pacientes poderá ser consultado sempre que necessário pelas equipes médicas. A dispensação de medicamentos pelo sistema público também ficará mais ágil com o uso do cartão. Para os próximos meses, a mesma tecnologia possibilitará o agendamento ou cancelamento online de consultas, bem como a visualização por parte do usuário cadastrado de todos os seus atendimentos e vacinas aplicadas na rede municipal.

foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?