Pesquisar

>

Post: Itu retoma tradicional Desfile do Divino

Itu retoma tradicional Desfile do Divino

Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu
Ituanos durante o Desfile do Divino pelas ruas do Centro histórico

Realizado pela última vez em 2019, devido à pandemia da covid-19, o evento retorna com o tema “Fraternidade e Educação – Fala com sabedoria, ensina com amor”

A Prefeitura Municipal de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, promove mais um Desfile do Divino. Tradicionalmente conhecida na cidade, a procissão acontece este ano no dia 04 de junho, sábado, sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa, celebrando a festa de Pentecostes. 

Assim como nos anos anteriores à pandemia, o ponto de concentração será às 8h, em frente à Câmara Municipal, na alameda Barão do Rio Branco; iniciando o desfile às 9h, percorrendo as ruas Santa Rita e Sete de Setembro, finalizando a celebração na praça Padre Miguel (Matriz), com a bênção solene.

Realizado pela última vez em 2019, devido à pandemia da covid-19, o evento retorna com o tema “Fraternidade e Educação – Fala com sabedoria, ensina com amor”.

O trajeto realizado pelas principais ruas do Centro histórico de Itu conta com a participação dos devotos que recriam momentos da época do Império com trajes e a corte da Imperatriz. Os soldados do Exército percorrem as ruas carregando o andor que leva a imagem da pomba, que representa o Divino Espírito Santo, enquanto algumas crianças carregam os sete dons: Conselho, Fortaleza, Sabedoria, Entendimento, Ciência, Piedade e Temor a Deus, além dos tradicionais cavaleiros e o carro de boi, que também participam do desfile. Durante o percurso ocorre a distribuição de pães abençoados pelos padres da região.

Tradição

A origem popular da festa surgiu em Portugal, no ano de 1320, com a Imperatriz Santa Isabel de Aragão, que, após realizar uma promessa, pagou a mesma levando a coroa do Império com símbolo do Espírito Santo. No Brasil, a festa teve início por volta do século XVI, se tornando uma herança dos colonizadores.

O Desfile do Divino é realizado no sábado de manhã com a participação da corte, de violeiros, cavaleiros, bandas de música e carros de boi, que no passado levavam a lenha para ser vendida e o dinheiro arrecadado era doado entre as obras de caridade. As cores predominantes nesse desfile são o vermelho e branco, presentes nas vestimentas, nos enfeites e na decoração do Império, da Igreja e na Bandeira. A primeira simboliza a realeza de Santa Isabel e as línguas de fogo do Pentecostes; a segunda apresenta-se na pomba, tida como figura símbolo do Espírito Santo e da paz.

Antigamente, no final de toda festa, era sorteado entre a população o Imperador do ano seguinte, que recebia a coroa e o cetro do império na porta da Matriz e dirigia-se à sua casa, com o povo, onde era armado o novo império. Atualmente está sediado na residência do ituano Jair de Oliveira, sendo o Alferes da Bandeira do Divino Espírito Santo.

Foto: Renata Guarnieri/Pref. Itu

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?