Pesquisar

>

Post: Itu inicia projeto para ser modelo de bioeconomia

Itu inicia projeto para ser modelo de bioeconomia

crédito: Roberta Rocha/Prefeitura de Itu
Primeira reunião para impulsionar a bioeconomia em Itu

Primeira reunião de trabalho sobre bioeconomia foi realizada na cidade, que é pioneira em buscar associar a economia sustentável às políticas públicas municipais

No dia 18 de maio, a Prefeitura de Itu sediou a primeira reunião de trabalho sobre bioeconomia. Realizado no gabinete do prefeito Guilherme Gazzola, o evento contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino, e demais secretários. Participaram também, de forma online, consultores da empresa GreenRio, licitada para desenvolver o projeto na cidade.

A bioeconomia, ou economia sustentável, é um campo do conhecimento que se preocupa com o consumo consciente, em equilíbrio com o meio ambiente e os recursos naturais. Seu objetivo é construir uma economia pautada na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis – ou seja, mais sustentáveis. Segundo o governo ituano, caminhar para o desenvolvimento sustentável se tornou uma urgência de forma definitiva na agenda das cidades e Itu, através de planejamento estratégico, é pioneira na busca para associar a bioeconomia às políticas públicas municipais.

O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com a GreenRio será dividido em duas etapas: a primeira será de planejamento e levantamento de dados, onde serão identificadas oportunidades em bioeconomia no setor industrial, agrícola e nos serviços públicos. Esse mapeamento será avaliado de forma integrada aos conceitos de bioeconomia e economia circular por consultores especializados no assunto. “Através desse estudo, será possível ter conhecimento para a formação de um polo de bioeconomia, capaz de atrair empresas e investidores”, conceitua Verônica.

A segunda etapa será a sistematização de dados e marketing, onde os dados coletados na etapa anterior serão organizados, criando uma estratégia voltada para a promoção e a valorização de oportunidades de novos negócios em bioeconomia. Para o prefeito Guilherme Gazzola, esse projeto torna Itu um modelo para as demais cidades:  “É sempre importante lembrar que já existem projetos em andamentos com algumas empresas da cidade voltadas para o meio ambiente, como na recuperação de nascentes, por exemplo. Queremos criar novas oportunidades para unir a sustentabilidade e a produtividade”, concluiu.

Conexão Bioeconomia

Em 2021, a Prefeitura de Itu – representada pelo prefeito e pelo secretário Municipal de Educação Plínio Bernardi – participou do webinar Itu – Conexão Bioeconomia, que abordou ações já em curso no contexto da bioeconomia, projetos em execução e futuros, assim como apresentou oportunidades de parcerias que permitirão a implantação de um primeiro cluster de bioeconomia no Estado de São Paulo em Itu e na região metropolitana de Sorocaba.

Deste painel também participaram a coordenadora do Green Rio, Maria Beatriz Martins Costa; a presidente da Guarany, localizada em Itu, Alida Bellandi; o vice-presidente executivo da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – InvestSP, Torquato Jardim; os cônsules da Itália, de Israel e do México em São Paulo, Filippo La Rosa, Itzhak Reich e Raúl Bolaños Cacho Guzmán, respectivamente; o coordenador-Geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Bruno Nunes; o coordenador-geral de Extrativismo – Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo/Mapa, Marco Aurélio Pavarino; o assessor científico e coordenador de Projetos de Bioeconomia Fraunhofer Project Center for Innovation in Food and Bioresources at ITA, Alexandre Martins Moreira e o vice-diretor do Instituto de Economia Agrícola/Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Vagner Martins.

No mesmo ano, a Prefeitura de Itu participou presencialmente do Green Rio, no Rio de Janeiro, a convite da Guarany.

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?